AGP Guinée : ‘’Littérature et Sports’’ thème de la 16ème édition des 72h du livre AGP Guinée/Campagne agricole 2024-2025 : L’Etat guinéen déploie de gros moyens pour accompagner les producteurs AGP Guinée: Les coordinateurs du PN-RAVEC nommés par le président de la République AGP Guinée : Le Ministre Alpha Bacar Barry lance les activités préparatoires des Jeux Universitaires 2024 AGP Guinée/Procès du 28 septembre : L’audience renvoyée au 13 mai pour les plaidoiries et réquisitions ANG Política/”Governo decidiu aumentar preços de arroz devido a incapacidade de subvencionar empresas importadoras”, diz Secretário de Estado de Tesouro MAP Un Marocain à la tête de la mission de l’OMS au Soudan MAP Afrique: Un déficit de financement des ODD à environ 1.600 milliards USD (Rapport) MAP Le Maroc et l’Angola unis par un «partenariat actif» au sein de l’Union africaine (ambassadrice) AIP Les nouveaux certifiés en MDDCT exhortés au respect des valeurs clés pour une réussite professionnelle

Novas vilas criadas em 2015 são juridicamente inexistentes por falta de diploma habilitante


  26 Janvier      28        Politique (25350),

 

Cidade da Praia, 26 Jan (Inforpress) – O jurista Eurico Pinto Monteiro admite que, juridicamente, as vilas criadas em Setembro de 2015, por um decreto-lei, “não existem, porque falta publicar a portaria que delimita o perímetro dos respectivos povoados”.
“A partir do momento em que é publicada a referida portaria, aquelas localidades já podem ser consideradas vilas”, explicou Eurico Pinto Monteiro, referindo-se, de entre outras, às localidades de Chã de Igreja, Coculi (no concelho da Ribeira Grande) e Ribeira das Patas (Porto Novo), todas na ilha de Santo Antão, bem como Calheta e Barreiro (Maio), Palmeira (Sal) e Nossa Senhora do Monte (Brava).
Das vilas criadas, em 2015, pelo Governo de então constam ainda Chã de Tanque, Achada Falcão e Ribeira da Barca (Santa Catarina), Achada do Monte (São Miguel), Ribeira das Pratas e Achada Tenda (Tarrafal), todas na ilha de Santiago, Praia Branca (Tarrafal de São Nicolau), Fajã de Baixo e Juncalinho (Ribeira Brava) em São Nicolau; Rabil (Boa Vista), Ponta Verde e Patim (São Filipe – Fogo).
Segundo o jurista, a referida portaria é feita através do ministro que tutela o Urbanismo.
O decreto-lei que cria as referidas vilas diz que este diploma entra em vigor com a portaria que faz a delimitação. Entretanto, na ausência deste diploma habilitante, as referidas vilas, em termos jurídicos, são inexistentes.
Esta situação atravessou o Governo de José Maria Neves e continua a prevalecer no executivo de Ulisses Correia e Silva.
A presidente do Instituto Nacional de Gestão do Território, Ilce Amarante, admitiu, em declarações à Inforpress, que o decreto-lei nº 47/2015 de 21 de Setembro ainda não entrou em vigor, por falta da publicação da portaria sobre a delimitação física das vilas criadas.
“Neste momento, estamos a trabalhar um projecto de alteração de todo o pacote legislativo do ordenamento e urbanismo em Cabo Verde.
“Já temos o projecto em curso, identificando todos os diplomas que têm de ser alterados e, até, alguns serão revogados, porque temos muitos diplomas que se sobrepõem, entrando mesmo em contradições”, observou a responsável do INGT.
Em 2019, a presidente do conselho directivo do INGT garantiu à Inforpress que ia avançar com a alteração da referida portaria, mas que chegaram à conclusão de que não adiantava alterar apenas o diploma e, depois, “continuar com a lei de divisão administrativa que carece de alteração”.
A proposta da nova lei de divisão administrativa, segundo Ilce Amarante, existe desde 2010.
Deixou transparecer que a lei de divisão administrativa incorpora algumas competências que são exclusivas dos municípios.
“Temos municípios que até ainda não fizeram a aprovação dos limites dos seus concelhos nas assembleias municipais”, constatou Ilce Amarante.
Na sua perspectiva, esta situação tem condicionado a publicação da proposta de lei já existente sobre a divisão administrativa.
Instada se os municípios também não têm quota parte de responsabilidade, a presidente do INGT respondeu nesses termos: “Não gosto muito de dizer isto para não parecer que estamos a fugir à nossa responsabilidade e imputá-la aos municípios”.
“Mas, há processos [no quadro da lei de divisão administrativa] que têm de ser fechados pelos próprios municípios”, reconheceu.
Revelou à Inforpress que há dois ou três municípios que, por causa de conflitos em termos de fronteiras concelhias, “as partes ainda não chegaram a um consenso”.
Indicou o exemplo dos municípios de Santa Cruz e São Miguel e, também, o de São Domingos e Praia e este último em relação a Ribeira Grande de Santiago.
“Embora já tivesse havido um memorando de entendimento entre os anteriores autarcas, mas, a verdade seja dita, os actuais estão a reivindicar a mesma coisa em relação à qual já havia acordo”, afiançou Ilce Miranda.
Segundo ela, não havendo limite dos concelhos, fica “difícil” aprovar a lei a nível nacional.
“Nós, em termos de competência, o que podemos fazer é tentar uma mediação, mas a decisão final tem de ser tomada pelos principais responsáveis”, defendeu.
Neste momento, conforme revelou a presidente do INGT, há um diferendo entre São Miguel e Santa Cruz, porque o primeiro não concorda com a divisão administrativa.
“A actual freguesia de S. Miguel Arcângelo, neste momento, é maior do que o concelho de São Miguel”, informou Amarante, acrescentando que esta situação advém da divisão administrativa em 1971.
A famosa Praia dos Amores, que muitos julgam pertencer ao município de São Miguel, faz parte de Santa Cruz.
LC/ZS
Inforpress/Fim

Dans la même catégorie