MAP Protection de l’environnement: L’Arabie Saoudite lance l’initiative verte à Abidjan ANP Niger : 1600 tonnes de sucre pour parer aux besoins en ce mois béni de ramadan AGP Gabon/CNIE : la campagne de délivrance du numéro d’identification personnel s’ouvre le 3 avril prochain AGP Gabon/Vie chère : 80,3 millions F CFA de pénalités en février 2024 AGP Gabon : Le président Oligui Nguema reçoit le soutien de la diaspora gabonaise multi-continentale G10 AGP Gabon/Plan National de Développement de la Transition : un investissement de 3 000 milliards de F CFA pour 288 projets AGP Gabon/Réforme du système judiciaire : signature d’un accord de coopération entre le ministère de la Justice et le PNUD MAP Plus de 38.600 réfugiés et demandeurs d’asile enregistrés en Somalie, selon le HCR MAP Sa Majesté le Roi, Amir Al Mouminine, préside la quatrième causerie religieuse du mois sacré de Ramadan 1445 H ACI Congo/Culture: Claise Bostard Akonga entend récompenser les meilleurs artistes congolais

Novo ano letivo / Alunos vão as aulas aos sábados


  30 Septembre      97        Société (44865),

 

Bissau,30 Set.20(ANG) – O novo ano letivo 2020/2021 vai ter pela primeira vez na Guiné-Bissau, as aulas obrigatórias aos sábados, anunciou esta terça-feira, o ministro da educação, Jibrilo Baldé.

No ato da abertura do ano escolar, que teve lugar na capital guineense, o titular da pasta da educação falou no ajuste do calendário.

“O calendário escolarserá reajustado, para o cumprimento dos 218 dias letivos estipulados pelo governo da República da Guiné-Bissau, incluindo os sábados, como os dias letivos obrigatórios”, anunciou o ministro da Educação, perante representantes das várias estruturas intervenientes no setor educativo guineense.

Jibrilo Baldé disse que o início do ano letivo é para todas as escolas, no dia 05 de outubro.

“Declaro aberto o ano letivo 2020/2021, que se inicia no dia 05 de outubro de 2020, em todo o território nacional e em todas as tipologias de escolas existentes no nosso país. Públicas, privadas, de autogestão e outras”, disse o governante.

Na ocasião, o presidente do Sindicato Democrático dos Professores (SINDEPROF), Laureano Pereira da Costa, declarou  que o atual governo em particular o ministro da Educação estão de parabéns tendo em conta que pelo menos o Orçamento Geral de Estado deste ano ultrapassou as suas perspectiva, que é de 21.3%”.

Da Costa criticou que os sucessivos governantes não se ligam, não se interessam, não pensam, não sonham, não acreditam e por isso, a educação não tem estado a fazer parte das prioridades.

“Se vejamos diferentes Orçamentos Gerais do Estado (OGE), o bolo orçamental dado ao Ministério da Educação é insignificante, o que não corresponde com o Acordo de Bolonha, que pede que sejam dados pelo menos 24%”, disse o sindicalista.

Dans la même catégorie