AGP Dialogue national : le président Oligui Nguema échange avec les membres du bureau AGP Gabon : Bientôt un recensement des biens de l’Etat AGP Coopération Gabon-France : un forum économique en perspective APS SENEGAL-PRESIDENTIELLE / Bassirou Diomaye Faye reçu en audience par Macky Sall MAP Afrique du Sud: Zuma exclu des prochaines élections (Commission électorale) MAP La CAF annonce les dates des finales de la Ligue des Champions et de la Coupe de la Confédération MAP Afrique du Sud: 45 morts dans un accident d’autocar au Limpopo APS SENEGAL-ITALIE-TRANSPORTS / ITA Airways va inaugurer en juillet une ligne Rome-Dakar APS SENEGAL-ENVIRONNEMENT / Bonne amélioration des taux d’accès à l’eau et à l’assainissement (expert) ANP Signature de convention entre le Niger et la Société WAPCO Niger pour un programme de formation de talents à Southwest Petroleum University de Chine

Obesidade/Nutricionista guineense defende criação de Guia Nacional de Alimentação para lutar contra a patologia


  3 Mars      57        Alimentation (275), Santé (15315),

 

Bissau, 03 Mar 23 (ANG) – O nutricionista e especialista em Saúde Pública, defendeu hoje a Criação de um Guia Nacional de Alimentação com objectivo de lutar contra a doença causada pela má ou alimentação em abundância no país.

João Jacques Malu falava numa entrevista exclusiva a ANG sobre o dia Mundial da Obesidade que se assinala no sábado, dia 04 de Março, disse que esse Guia orientaria a população no seu consumo diário, uma vez que vão passar a alimentar conhecendo o valor nutritivo de cada alimento.

“Quem tem falta de potássio vai saber  o que comprar no mercado.Devemos valorizar os produtos locais, as pessoas não os consomem e o pior é que não conhecem o valor destes produtos, como a mandioca, inhame, batata doce, que são de longe mais nutritivos que  produtos importados, cuja a maioria é de origem duvidosa em termos de controle sanitário”, disse.

O nutricionista convida a população guineense a variar a dieta alimentar utilizando  alimentos de três grupos  protectores: legumes e frutas; energéticos(cereais); e tubérculos e construtores que são carne, peixe ovo e outros.

Frisou que todos estes alimentos existem na Guiné-Bissau e que o problema é que as pessoas comem mal, muitas das vezes por ignorância.

O nutricionista disse que  as pessoas vendem ovos da galinha de terra que é  mais saudável para adquirir ovos importados para o consumo e fazem o mesmo em relação a galinha de terra com o frango congelado, além  de trocarem a mandioca ou manfafa, pelo sandwuice “chawarma” ou hamburguer que contém muita gordura e são de difícil digestão sobretudo a noite.

João Jacques Malu sugere que haja ações de  educação e sensibilização nutricional no país, nas rádios, jornais, na televisão e outros meios de comunicação social.

“Não se deve comer só porque caí  bem no paladar, mas sim comer o que é bom, independentemente do seu sabor e cumprindo regras alimentares porque existem”, salientou.

Acrescenta que  há alimentos que se deve comer, a hora , onde e como se deve  comer.

“Por  exemplo, comer carne a noite como leva tempo a digerir no nosso corpo pode ser uma das causas de obesidade.Pode levar à outras doenças como tensão, tornando o sistema de defesa do corpo fraco e com preguiça até mental”, explicou.

Disse que, por isso aconselha à todos a se cuidar para não chegar nem no sobrepeso nem na obesidade.

Malu define a obesidade como um estado patológico causado pelo excesso de nutrientes que são os alimentos consumidos, frisando que, existem três tipos de obesidade: do primeiro, segundo e terceiro grau da doença, a fase mais avançada.

E para se evitar deste mal, o nutricionista aconselha a prática de exercícios físicos, dormir e comer na hora certa, mas fundamentalmente ter uma alimentação saudável, planejada e variada.

Dans la même catégorie