APS SÉNÉGAL–POLITIQUE–DIPLOMATIE / Un universitaire explique les dessous de la diplomatie de bon voisinage prônée par Dakar APS SENEGAL-AFRIQUE-DIPLOMATIE / A Banjul, Bassirou Diomaye Faye ”sera accueilli comme il se doit”, assure un officiel gambien APS SENEGAL-SIERRALEONE-COOPERATION / Le vice-président de la Sierra Leone reçu en audience par Bassirou Diomaye Faye APS SENEGAL-AFRIQUE-SOCIETE / Dakar et Banjul invités ‘’à jouer un rôle pilote’’ dans le processus d’intégration sous-régionale APS SENEGAL-LITTERATURE / L’Harmattan Sénégal présente deux ouvrages sur le blanchiment de capitaux dans l’UEMOA, samedi APS SENEGAL-AFRIQUE-CINEMA / Un expert salue la solidarité féminine mise en avant dans certains films pour sensibiliser sur le réchauffement climatique MAP CAN de futsal (demi-finale) : Le Maroc en finale et en Coupe du monde après sa victoire face à la Libye (6-0) MAP CAN de futsal (demi-finale): Le Maroc évince la Libye (6 – 0) se qualifie pour le Mondial MAP Le ministre malien de l’Agriculture salue les progrès du Maroc en matière de gestion d’eau et de barrages MAP Océanographie: Madagascar souhaite tirer profit de l’expérience marocaine (ministre malgache)

Óbito: Milhares participam no último adeus ao presidente José Alves Fernandes


  28 Décembre      31        Société (45064),

 

Assomada, 28 Dez (Inforpress) – Milhares de pessoas, sobretudo santa-catarinenses, participaram hoje no funeral do presidente da Câmara Municipal de Santa Catarina, José Alves Fernandes, falecido na última quinta-feira, aos 44 anos, num momento marcado de muita consternação e choro de todos.

A Praça Central, a Igreja Nossa de Fátima, a residência do malogrado e, depois, o cemitério de Nhagar, em Assomada, Santa Catarina, foram pequenos para milhares de pessoas que quiserem assistir à última despedida do ex-autarca que era carinhosamente chamado de Beto Alves.

As cerimónias fúnebres contaram com as presenças do primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, do Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, de vários membros do Governo, autarcas da ilha de Santiago e o presidente da Câmara Municipal de Santa Catarina do Fogo, Alberto Nunes, deputados nacionais, a presidente do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV, oposição), Janira Hopffer Almada, e vários outros políticos.

Depois de o corpo ter sido velado nos Paços do Concelho, da homenagem na Praça Central, que contou com as intervenções dos presidentes da câmara e assembleia, Jassira Monteiro e Eurico da Moura, respectivamente, e do primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, e da missa de corpo presente na Igreja de Nossa Senhora de Fátima, a urna foi colocada num carro e seguiu-se para a residência do falecido e depois percorreu, em marcha lenta, as ruas da cidade de Assomada até ao cemitério de Nhagar.

No cemitério, o momento era de muita consternação, dor e de choro, e muitas das pessoas estavam vestidas com t-shirt onde se podia ler: “Beto Alves bu ta fica sempre na nos kurason” (em português: “Beto Alves ficarás para sempre no coração”)

Incrédulos, os santa-catarinenses continuam a chorar a morte deste que consideravam ser uma “boa pessoa, melhor presidente, homem que resgatou o orgulho de ser santa-catarinense, honesto, calmo e tranquilo”.

A câmara de Santa Catarina decidiu decretar três dias de luto municipal, em “homenagem e memória” do presidente José Alves Fernandes, iniciado na sexta-feira.

José Alves Fernandes, 44 anos, encontrava-se nos cuidados intensivos do hospital central da Praia, depois de ter sido transferido do Hospital Regional Santa Rita Vieira, de Santa Catarina.

Na terça-feira, o director clínico do HAN, tinha considerado que o autarca se encontrava num estado “muito crítico”, correndo risco de vida, mas que os serviços hospitalares estariam a trabalhar na tentativa de “reverter esta situação muito preocupante”.

O presidente da câmara de Santa Catarina, confirmou o clínico, sofreu uma lesão por uma arma de fogo na região temporal esquerda, que lhe causou um “traumatismo crânio encefálico grave” e que, tudo indica, segundo sinais observados, que “o disparo teria sido feito a uma muita curta distância”.

A Tomografia Axial Computorizada (TAC) realizada na clínica privada Cardiomed, segundo avançou Victor Costa, “confirmou essa lesão por arma de fogo com fracturas e também com lesões intraparentematoso, portanto a nível do cérebro, com hemorragias que se transforma numa situação muito reservada e prognóstico muito reservada para vida do paciente”.

A Polícia Judiciária (PJ), por seu lado, em comunicado de imprensa, apontou para indícios de tentativa de suicídio, após as diligências preliminares e informações recolhidas no local, prometendo, entretanto, prosseguir com as averiguações.

Nascido na localidade dos Engenhos, Santa Catarina, Beto Alves, de 44 anos de idade, residia em Achada Riba, cidade de Assomada e antes de entrar nas lides políticas era professor e formador.

Licenciado em Ciência Política (ramo de Estado e Administração Pública) pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias de Lisboa, com pós-graduação em Direito das Autarquias Locais, foi director de Saneamento e Fiscalização, bem como director do Ambiente e Saneamento, durante o mandato de Francisco Tavares de 2008 -2012.

De 2012 a 2016 exerceu as funções de vereador do Pelouro da Água, Energia, Ambiente, Saneamento e Protecção Civil, acumulando ainda as funções de presidente do conselho de administração do extinto Serviço Autónomo de Água e Saneamento de Santa Catarina (SAAS).

Em 2016 foi eleito presidente da Câmara Municipal de Santa Catarina, tendo renovado o mandato nas últimas eleições de 25 de Outubro pelas listas do Movimento para a Democracia (MpD).

FM/DR

Dans la même catégorie