Cidade da Praia, 18 Dez (Inforpress) – O Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, manifestou “tristeza” pelo falecimento de Celina Pereira, afirmando que Cabo Verde perde umas das suas “maiores embaixadoras e entusiastas” da sua cultura.
Numa publicação na sua página na rede social Facebook, o chefe de Estado classificou Celina Pereira como alguém que “deu tudo pelo seu País” e que deixa “o espelho de uma vida exemplar e abnegada, comprometida com as suas raízes, com a sua identidade”.
Para além de cantora, o chefe de Estado recordou que Celina Pereira passa à história como uma “verdadeira embaixadora” da cultura de Cabo Verde, promovendo-a e divulgando-a, através das estórias tradicionais que contava, um pouco por todo o lado.
Natural da ilha da Boa Vista, sobrinha de Aristides Pereira, primeiro Presidente de Cabo Verde, Celina Pereira viu o seu primeiro ‘single’ “Bobista, Nha Terra/Oh, Boy!”, editado em 1979, mas só em 1986 lançou o primeiro disco “Força di Cretcheu” (Força do Meu Amor), que inclui histórias e cantigas de roda, brincadeira, casamento e trabalho.