MAP Stokvis Nord Afrique : Un résultat net négatif de 128,2 MDH en 2023 APS SENEGAL-MEDIAS-ECONOMIE / Le chef de l’Etat a décidé d’éponger la dette fiscale des entreprises de presse (CDEPS) APS SENEGAL-PRESIDENTIELLE-CAMPAGNE / Bassirou Diomaye Faye promet un fonds de soutien à l’artisanat d’un montant de 5 milliards de francs CFA APS SÉNÉGAL-CAMPAGNE-PRESIDENTIELLE / Tambacounda: Aliou Mamadou Dia veut rendre les femmes économiquement autonomes APS SENEGAL-PECHE / Saint-Louis : du matériel de transformation de produits halieutiques remis à des groupements de femmes MAP Jeux africains d’Accra (taekwondo): Omayma Boumh offre une nouvelle médaille d’or au Maroc MAP La Namibie et la SADC renforcent leur coopération en matière de gestion coordonnée des frontières MAP Zimbabwe: baisse drastique de la production céréalière à cause d’El Nino (ministère) APS SENEGAL-EDUCATION-PRESIDENTIELLE / Les candidats invités à signer une charte pour ‘’une école de la réussite’’ APS SENEGAL-PRESIDENTIELLE-CAMPAGNE / Habib Sy relève l’“erreur“ du gouvernement de booster Diamniadio plutôt que Thiès

OECV lança primeiro número da Newsletter dos engenheiros com intuito de incentivar pesquisa


  30 Janvier      99        Evénements (534),

 

Cidade da Praia, 30 Jan (Inforpress) – O bastonário da Ordem dos Engenheiros de Cabo Verde (OECV) considerou quarta-feira o primeiro número da Newsletter dos engenheiros, uma nova publicação electrónica que pretende contribuir para o incentivo à pesquisa e a apresentação de artigos técnicos.
Carlos Monteiro fez estas considerações em declaração à Inforpress, à margem do lançamento do primeiro número da Newsletter dos engenheiros, uma publicação de acesso gratuito e disponível na página www.oecv.cv trimensal.
“É um jornal de formato electrónico com informações de caráter técnico-científico dos engenheiros que trabalham em Cabo Verde. A publicação tem com o objectivo divulgar o trabalho que está sendo realizado no país desde a independência até a presente data e que engloba estrada da Serra Malagueta, parques naturais, aeroportos e portos, entre outros”, explicou.
Para além destes, afirmou que os engenheiros das diferentes áreas têm contribuído muito para o desenvolvimento do país, particularmente, no sector da informática e telecomunicações, tudo o que está ligado ao Núcleo Operacional da Sociedade de Informação (NOSI), assim como ao domínio da comunicação.
Segundo o bastonário da OECV, além de conteúdos em forma de textos e com grafismo, foi também publicada uma entrevista com o engenheiro Adriano Lima, que foi o primeiro ministro das Obras Públicas no país, assim como artigos de conservação de solos e ambiente.
Aproveitando o lançamento do Newsletter e a presença dos associados, a Ordem dos Engenheiros debateu questões que têm a ver com o funcionamento dos colégios para que se pudesse dinamizar melhor o funcionamento do grupo de especialidades.
A OECV, segundo Carlos Monteiro, conta com uma inscrição de 1.200 engenheiros de diferentes áreas, um número, no seu entender, “muito importante” a nível de quadros em Cabo Verde e que estão a trabalhar na administração central, nos diferentes ministérios, nas câmaras municipais e no sector privado.
“A Ordem, além de desempenhar o seu papel junto dos associados, colabora com o Governo sempre que solicitado para dar parecer técnico em prol do desenvolvimento do país”, acrescentou.
Em Cabo Verde, nos anos 80, criou-se a associação de profissionais da área que englobava os engenheiros e os arquitectos cabo-verdianos, em 2001, através do decreto-lei 28/2001 de 19 de Novembro, foi criada a OECV e publicado o seu estatuto.

Dans la même catégorie