MAP Investissements Chinois au Maroc : Bank Of Africa renouvelle son MoU avec le premier assureur chinois « Sinosure » APS SENEGAL-MAURITANIE-VISITE / Faye et Ghazouani ont discuté des relations de coopération bilatérale entre Dakar et Nouakchott APS SENEGAL-AFRIQUE-ECONOMIE / Le GIABA et la BAD lancent un projet de lutte contre le blanchiment d’argent et le financement du terrorisme APS SENEGAL-GOUVERNANCE-MEDIAS / Des journalistes formés à Saly sur le journalisme d’investigation dans le secteur extractif APS SENEGAL-MAURITANIE-VISITE / Le président Faye est arrivé à Nouakchott (agence de presse) APS SENEGAL-MAURITANIE-VISITE / L’Agence mauritanienne d’information magnifie la visite du président Faye à Nouakchott APS SENEGAL-GAMBIE-COOPERATION / L’ambassadeur sénégalais agite l’idée d’un nouveau pont sur le fleuve Gambie APS SENEGAL-AFRIQUE-DIPLOMATIE / Gambie : l’annonce de la visite de Bassirou Diomaye Faye a suscité l’euphorie (ambassadeur) APS SENEGAL-MAURITANIE-VISITE / Les secteurs prioritaires de la coopération entre Dakar et Nouakchott au cœur de la visite du président Faye – APS MONDE-SENEGAL-SOCIETE / Sadio Mané en militant de l’intelligence artificielle au service du développement

Oitenta escolas seleccionadas no âmbito do programa Bolsa de Acesso à Cultura


  16 Février      25        Culture (900),

 

Cidade da Praia, 16 Fev (Inforpress) – Das 87 candidaturas submetidas para financiamento, em todo o território nacional, 80 escolas, associações e ONG de ensino artístico foram seleccionadas no âmbito do programa Bolsa de Acesso à Cultura, do Governo de Cabo Verde.
Levado a cabo pelo Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas (MCIC), através da coordenação do programa Bolsa de Acesso à Cultura, o programa teve como objectivo dar acesso e massificar o ensino das artes em Cabo Verde, segundo o comunicado de imprensa enviada à Inforpress.
De acordo com a mesma fonte, a missão do programa é garantir que a população com menos recursos não fique excluída da “fruição da arte” e também dar sustentabilidade às pequenas iniciativas das escolas de ensino artístico, financiando as propinas dos alunos que são de famílias com baixo poder económico, para a frequência de aulas, ateliers e workshops de pintura, dança, música, teatro.
O programa tem, ainda, como missão formar cidadãos com sensibilidade artística e criar mercados para escolas de formação em arte. É um investimento também na família, ocupando os filhos e integrando-os na sociedade. É um investimento para se ter grandes artistas nacionais.
De acordo com os dados disponibilizados no documento, foram contempladas três escolas em Santo Antão, sendo duas no Porto Novo e uma na Ribeira Grande, cinco escolas no Mindelo, duas em São Nicolau, uma na Ribeira Brava e uma no Tarrafal, cinco na ilha do Sal, cinco na Boa Vista e três na ilha do Maio.
Ainda de acordo com os dados, foram seleccionadas 44 escolas na ilha de Santiago, sendo 28 na Cidade da Praia, três em São Domingos, uma em São Lourenço dos Órgãos, quatro em Santa Catarina, um no Tarrafal, cinco em São Miguel e duas em Santa Cruz.
Já na ilha do Fogo foram seleccionadas duas escolas em São Filipe, seis nos Mosteiros e quatro em Santa Catarina, e uma na Ilha Brava, perfazendo assim um total de 19 dos 22 municípios com projectos no âmbito do programa Bolsa de Acesso à Cultura.
“A cultura tem sido um baluarte do Governo da IX Legislatura e o programa Bolsa de Acesso à Cultura tem dado novo rumo ao ensino artístico no país”, lê-se no documento.
A fonte recordou ainda que em 2017, primeiro ano de funcionamento do programa, foram seleccionadas 42 escolas e um total de 1.167 alunos, e em 2018 foram seleccionadas 40 escolas, com 1.108 alunos, em 2019 subiu para 70 escolas com 1.918 alunos e em 2020 foram seleccionadas 72 escolas com 2.413 alunos.
TC/HF
Inforpress/Fim

Dans la même catégorie