MAP Sénégal: le nouveau président élu va prêter serment mardi ATOP Violences basées sur le genre : les maires et les partenaires s’impliquent dans la lutte ATOP LES ACTEURS PLANCHENT SUR LES MESURES ET DISPOSITIONS PRATIQUES DE PREVENTION ATOP des jeunes de Bafilo sensibilisés au patriotisme et à la culture de la paix ATOP Gestion des contentieux des élections régionales : la cour suprême forme les acteurs impliques AIP L’ANADER s’engage pour la pérennisation des cantines scolaires AIP Un syndicat de professeurs du secondaire plaide pour l’obtention de primes et des indemnités ANP Fonds de Solidarité pour la Sauvegarde de la Patrie : Le Comité de gestion reçoit plus de 11.500.000 CFA de contributions AIP Un expert exhorte le gouvernement à investir davantage dans la fintech AIP La deuxième édition du forum sur l’économie circulaire en Afrique prévue en octobre prochain à Abidjan

OMS aponta “Mexi Mexê” como exemplo na promoção da actividade física na região africana


  5 Mai      74        Santé (15315), Société (44875), Sport (12593),

 

Cidade da Praia, 05Mai (Inforpress) – A Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta o Programa Nacional para a Actividade Física e Saúde, conhecido como Mexi Mexê, como exemplo na promoção da actividade física na região africana.
Na sua página oficial, a OMS aponta o Mexi Mexê como o projecto que os países africanos têm de desenvolver, para adaptar os seus planos de acção nacionais sobre a actividade física.
Por isso, recomenda uma abordagem que considere o sistema em seu todo para uma implementação eficaz das intervenções relativas à actividade física nos diferentes países africanos.
“A implementação eficaz de uma resposta nacional à prática de actividade física ultrapassa o âmbito de uma única instituição”, indica a organização das Nações Unidas para o sector da saúde.
“Todos os países devem criar mecanismos de coordenação para desenvolver e implementar uma resposta nacional. Esses mecanismos devem garantir uma liderança nacional, bem como a devida harmonização e execução continuada das prioridades políticas e das actividades de planeamento, implementação, afectação de recursos e avaliação nos sectores”, precisa.
O Programa Nacional para a Actividade Física e Saúde, conhecido como Mexi Mexê, foi introduzido pelo Governo em 2017.
O objectivo é “incentivar a prática de actividade física nas escolas, nos locais de trabalho, em casa e na comunidade, independentemente da origem ou classe social das populações”.
O programa visa, igualmente, promover um estilo de vida saudável e melhorar a qualidade de vida da população cabo-verdiana ao longo da vida.
O programa é coordenado pelo Ministério do Desporto e conta com uma ampla colaboração e apoio dos parceiros, incluindo das câmaras municipais, da Polícia Nacional, das instituições das Nações Unidas, do Comité Olímpico Nacional e do Ministério da Saúde.
Está organizado em torno de cinco intervenções: a rede de instrutores de actividade física, “rua activa”, “idosos activos”, “pausa activa no local de trabalho” e programas de ‘jogging’ comunitário.
Até à data, foram formados 300 instrutores de actividade física para motivar as populações das comunidades a serem mais activas.

Dans la même catégorie