MAP Le PAP lance à Nairobi des consultations publiques sur l’égalité des sexes AGP Gabon/Justice : Remise officielle du décret portant reclassement à titre exceptionnel de 274 Greffiers AGP Gabon : Le président Oligui Nguéma au chevet de la veuve et des orphelins Richard Moulomba MAP Inondations en Tanzanie: le nombre de morts grimpe à 155 MAP Nigeria: Une centaine de détenus s’évadent de prison suite à de fortes pluies MAP Tunisie: Nouvelle vague d’expulsions de migrants subsahariens MAP Le Sahara marocain, un levier pour le renforcement de l’espace afro-atlantique et du Sahel (Forum) AIP Une campagne de distribution gratuite de moustiquaires imprégnées débute en mai (Ministère) ANP Les USA discutent avec les autorités nigériennes d’un ‘’retrait ordonné et responsable’’ de ses troupes stationnées dans le pays (Pentagone) MAP Les entreprises sud-africaines peinent à s’adapter sur les marchés africains (experts)

ONAD-CV cria comissão instaladora que representa os atletas junto da instituição


  28 Août      58        Sport (12730),

 

Cidade da Praia, 28 Ago (Inforpress) – A Organização Nacional Antidopagem de Cabo Verde (ONAD-CV) já conta com os membros para a criação de uma comissão permanente que representa os atletas junto da instituição.
Esta comissão será um elo entre as duas partes, visando uma comunicação mais efectiva e directa, a bem da preservação dos direitos dos atletas, divulgação das responsabilidades e promoção do desporto limpo.
Em declarações à imprensa depois da apresentação dos membros da comissão instaladora, o presidente da ONAD-CV, Emanuel Passos, esclareceu que o intuito da criação desse instrumento é melhorar a informação de comunicação com os atletas e a política de sensibilização.
“Esta comissão vai ser um elo de ligação entre a instituição e os atletas para explicar quais as suas responsabilidades, seus deveres e ajudar a defender os direitos dos atletas”, precisou.
Sendo assim, Emanuel Passos disse acreditar que doravante, “num trabalho conjunto com a comissão”, vai se melhorar a política de comunicação e sensibilização, bem como de educação dos atletas.
O presidente da organização antidopagem cabo-verdiana adiantou que a instituição tem direccionando o trabalho de sensibilização aos mais jovens por notar que a adesão às campanhas realizadas junto dos “atletas já formados” tem sido menor.
Para isso, lembrou que a ONAD – CV tem feito campanha de sensibilização junto das escolas secundárias, iniciadas junto dos estudantes do 10º, 11º e 12º ano, com a intenção de contemplar os outros níveis de escolaridades.
“Se conseguirmos educar as nossas as crianças e jovens mais tarde vamos ter, um adulto devidamente educado e atletas de amanhã que vão jogar limpo”, projectou Emanuel Passos.
O atleta internacional cabo-verdiano de ultramaratona, José Cabral, eleito presidente da comissão instaladora, enalteceu a iniciativa da ONDA-CV, considerado que esse trabalha conjunto vai facilitar na transmissão de informação aos atletas.
José Cabral exaltou também o facto de a comissão ser composta por atletas de referência nas suas respectivas modalidades, uma vez que estão mais perto dos atletas e com experiências em provas internacionais que podem ser compartidas.
Susana Barros (Andebol), João “Tigana” Robalo (Futebol), Ludmila Varela (Voleibol) e Artur Borges (Karaté) completam a comissão que vai representar os atletas junto da ONAD-CV.
A ONAD-CV, criada a 21 de Fevereiro de 2017, já fez 82 controlos de dopagem, sendo 56 em 2019 e 26 em 2020, sendo o objectivo, conforme prognosticou Emanuel Passos, é chegar a 180 controlos.
Em Novembro de 2019, informou Emanuel Passos, iniciaram com o controlo no futebol, no campeonato regional de Santiago Sul, e com a intenção de chegar às outras ilhas, não fosse o surto do novo coronavírus.
A ONAD-CV é a autoridade responsável que aplica qualquer fase do procedimento de controlo de dopagem em Cabo Verde.
No ano passado, a organização foi aceite como membro observador da Convenção Antidopagem do Conselho da Europa.

Dans la même catégorie