GNA Centre for Child Protection creating opportunities for women in agribusiness GNA Ghanaians are witnessing better governance under President Akufo-Addo – Veep GNA You need more to live on during pension – Dr Dzikum GNA Atwima-Agogo cries for market and clinic MAP Visite de M. Nasser Bourita à Bamako sur Très Hautes Instructions de Sa Majesté le Roi MAP ONU: le Maroc co-organise un événement sur le rôle des jeunes dans l’action climat MAP La CGEM partenaire de la 128e édition de la Foire de Canton AIP L’UNG veut lutter contre le chômage par l’entrepreneuriat dans le Leboutou Un bilan satisfaisant de réalisation des projets d’investissement prévus dans le PND 2016-2020 AIP Les bibliothécaires des établissements des Grands Ponts en atelier de formation à Dabou

ONAD-CV cria comissão instaladora que representa os atletas junto da instituição


  28 Août      6        Sport (4239),

   

Cidade da Praia, 28 Ago (Inforpress) – A Organização Nacional Antidopagem de Cabo Verde (ONAD-CV) já conta com os membros para a criação de uma comissão permanente que representa os atletas junto da instituição.
Esta comissão será um elo entre as duas partes, visando uma comunicação mais efectiva e directa, a bem da preservação dos direitos dos atletas, divulgação das responsabilidades e promoção do desporto limpo.
Em declarações à imprensa depois da apresentação dos membros da comissão instaladora, o presidente da ONAD-CV, Emanuel Passos, esclareceu que o intuito da criação desse instrumento é melhorar a informação de comunicação com os atletas e a política de sensibilização.
“Esta comissão vai ser um elo de ligação entre a instituição e os atletas para explicar quais as suas responsabilidades, seus deveres e ajudar a defender os direitos dos atletas”, precisou.
Sendo assim, Emanuel Passos disse acreditar que doravante, “num trabalho conjunto com a comissão”, vai se melhorar a política de comunicação e sensibilização, bem como de educação dos atletas.
O presidente da organização antidopagem cabo-verdiana adiantou que a instituição tem direccionando o trabalho de sensibilização aos mais jovens por notar que a adesão às campanhas realizadas junto dos “atletas já formados” tem sido menor.
Para isso, lembrou que a ONAD – CV tem feito campanha de sensibilização junto das escolas secundárias, iniciadas junto dos estudantes do 10º, 11º e 12º ano, com a intenção de contemplar os outros níveis de escolaridades.
“Se conseguirmos educar as nossas as crianças e jovens mais tarde vamos ter, um adulto devidamente educado e atletas de amanhã que vão jogar limpo”, projectou Emanuel Passos.
O atleta internacional cabo-verdiano de ultramaratona, José Cabral, eleito presidente da comissão instaladora, enalteceu a iniciativa da ONDA-CV, considerado que esse trabalha conjunto vai facilitar na transmissão de informação aos atletas.
José Cabral exaltou também o facto de a comissão ser composta por atletas de referência nas suas respectivas modalidades, uma vez que estão mais perto dos atletas e com experiências em provas internacionais que podem ser compartidas.
Susana Barros (Andebol), João “Tigana” Robalo (Futebol), Ludmila Varela (Voleibol) e Artur Borges (Karaté) completam a comissão que vai representar os atletas junto da ONAD-CV.
A ONAD-CV, criada a 21 de Fevereiro de 2017, já fez 82 controlos de dopagem, sendo 56 em 2019 e 26 em 2020, sendo o objectivo, conforme prognosticou Emanuel Passos, é chegar a 180 controlos.
Em Novembro de 2019, informou Emanuel Passos, iniciaram com o controlo no futebol, no campeonato regional de Santiago Sul, e com a intenção de chegar às outras ilhas, não fosse o surto do novo coronavírus.
A ONAD-CV é a autoridade responsável que aplica qualquer fase do procedimento de controlo de dopagem em Cabo Verde.
No ano passado, a organização foi aceite como membro observador da Convenção Antidopagem do Conselho da Europa.

Dans la même catégorie