MAP L’envoyé du Président du Conseil présidentiel libyen exprime les remerciements de son pays à SM le Roi pour le soutien constant à la cause libyenne et souligne l’importance du renforcement de l’UMA APS SENEGAL-ECONOMIE / Saer Niang dit pourquoi le Sénégal mise sur les achats publics durables APS SENEGAL-MONDE-CLIMAT / Changement climatique : plus de 70% des travailleurs exposés aux risques sanitaires (OIT) APS SENEGAL-GOUVERNANCE / Mise en place d’un observatoire national de la démocratie participative APS AFRIQUE-MONDE-DEVELOPPEMENT / 10ème FRADD : le secrétaire exécutif de la CEA relève ‘’l’urgente” nécessité de se remettre sur la bonne voie pour atteindre les ODD – Agence de presse sénégalaise APS AFRIQUE-MONDE-DEVELOPPEMENT / Le 10 ème FRADD offre une nouvelle opportunité aux pays africains (officiel) ANP Ouverture du Forum sur les droits et inclusion numériques à Accra au Ghana Inforpress UCID considera que Governo deve “assumir em pleno” a questão dos voos inter-ilhas Inforpress Planalto Norte: Criadores com dificuldades em encontrar milho no mercado pedem apoio ao Governo na compra de ração Inforpress Língua Inglesa: Mais acesso a tecnologia contribuiu muito para melhoria do ensino e aprendizagem – professora

ONU apoia cinco projectos de consolidação da paz na Guiné-Bissau


  11 Septembre      90        Coopération (2256), Diplomatie (1783),

 

Bissau, 11 Set 18 (ANG) – O Fundo de Consolidação da Paz das Nações Unidas (PBC) vai apoiar cinco novos projectos de desenvolvimento, da estabilidade, comunicação social, dos líderes rurais e justiça restaurativa, para formar lideres nas comunidades, garantir a independência dos media e incentivar a participação da sociedade civil na construção da Paz na Guiné-Bissau.

Em entrevista à ONU News, em Bissau, a coordenadora do Fundo para a Consolidação da Paz, Janet Murdock, disse que os novos projetos vão reforçar as estruturas humanas que já se encontram no terreno.

« Muitas pessoas consideram o desenvolvimento e a paz como sinónimos, se não há paz significa que não existe desenvolvimento e vice-versa », diz Murdock.

Ainda afirmou que na primeira fase do projeto de consolidação da paz na Guiné-Bissau, foi investido muito dinheiro nas infraestruturas, a título de exemplo, citou a construção das casernas militares, frisando que actulamente não se vê o resultado disso.

Declarou que a consolidação da paz como vemos hoje em dia, está mais ligada ao fortalecimento das infraestruturas humanas, que é o interior das pessoas, que permite para que os seus desenvolvimentos sejam sustentáveis.

Janet defendeu que é preciso reforçar medidas junto aos resultados dos primeiros anos do projeto, aumentando a percepção sobre o que é a consolidação da paz e focando neste cinco novos projectos.

A coordenadora do Fundo para Consolidacao da Paz questiona como é que vai haver desenvolvimento se as pessoas não têm a capacidade de negociar, de dar a palavra, de ser confiável, responsáveis, hábeis em negociar de boa-fé para chegar a um acordo e de fazer consensos.

Este responsável ainda salientou que a consolidação da paz deve focar-se mais em desenvolver essas capacidades humanas para que haja relacionamentos fortes.
« Os projetos estão muito mais focalizados em criar essas capacidades internas das pessoas do que em construções das infraestruturas e reabilitações », referiu.

Disse ainda que a promoção do diálogo político nacional que levarão a cabo, pretende envolver mais setores guineenses com o apoio de parceiros internacionais, nomeadamente, o PNUD e o Departamento dos Assuntos Políticos da Gabinete Integrado para a Consolidação da Paz na Guiné-Bissau, Uniogbis e que querem mobilizar a participação das mulheres, da juventude e da sociedade civil para o processo de estabilização do país.
E também para permitir que a sociedade civil tenha a voz no pacto de estabilidade que será assinado pelos atores políticos para acabar com o ciclo de instabilidade governativa.

No sector da estabilidade, segundo ela, a meta do projecto é garantir a estabilidade política e institucional em que se promova uma mudança de baixo para cima e não ao contrário, acrescentando que as duas agências trabalham com 40 organizações com mais protagonismos no processo da estabilidade do país.

A coordenadora do Fundo para a Guiné-Bissau disse ainda que o projeto apoia as autoridades guineenses na realização da Conferência Nacional sobre a reconciliação para viabilizar um modelo para a reconciliação dos guineenses.

Para o sector dos media, o Fundo para a Consolidação da Paz quer garantir a maior independência dos órgãos de comunicação social para evitar conflitos e possibilitar a sua participação na construção de paz.

Lembrou ainda que na capital guineense e no interior do país, decorre um projeto que pretende garantir a independência económica dos órgãos de comunicação social, frisando que a meta é que estes sejam mais autónomos durante e após o período eleitoral.

Disse que se baseia na formação dos jornalistas para a produção de novos conteúdos, que não gerem conflitos.

Sobre os líderes rurais, Janete disse que nas regiões de Cacheu e Gabu, um projeto da PBC incentiva a liderança dos jovens que vivem no campo, salientando que a ideia é que os formandos criem uma rede de formadores que serão capazes de administrar formação.

« Os objetivos do projecto neste sector, é de formar os jovens do campo para administrar os seus recursos naturais, resolver conflitos, género e temas que vão permitir o debate de jovens e seu envolvimento na vida política do país », frisou.

Afirmou que a ideia é permitir que estes também tomem decisões e ajudem a preservar recursos naturais da sua comunidade.

Janet Murdock disse ainda que o projecto pretende alfabetizar mais mulheres e jovens para que possam participar em decisões nas suas comunidades.

« Haverá formação das alas jovens dos partidos políticos antes das eleições previstas para o mês de novembro. O objetivo é proporcionar um espaço de reflexão sobre o que realmente a juventude quer para este país e como contribuir para a comunidade, independentemente das cores partidárias ou de quem vier a ganhar eleições », disse a concluir. ANG/CP/ÂC//SG

Dans la même catégorie