MAP La BAD et Inwi scellent un partenariat pour soutenir les start-up innovantes MAP Remise du prix Brahim Akhiat pour la diversité culturelle dans sa 2ème édition MAP M. El Malki se félicite du cheminement de la coopération avec le FOPREL MAP Une association marocaine lauréate du Prix Prince Mohamed Ben Fahd pour la meilleure action caritative MAP Le Maroc, pionnier dans la lutte contre la pandémie du coronavirus (Nabil Benabdallah) MAP Groupe de soutien à l’intégrité territoriale du Maroc à Genève: plein appui à la souveraineté du Royaume sur son Sahara MAP Marrakech : Immersion dans l’univers artistique d’Isabel Alonso Vega et Bence Magyarlaki MAP Covid-19: le HCR et la JICA mettent en place un projet de 275.000 dollars en faveur des réfugiés résidant au Maroc MAP L’artiste-plasticien Abderrahim El Hassani expose ses œuvres à Fès AGP Boké/société: Le siège de la préfecture, nouvelle cible des voleurs de motos

ONUDC e embaixada dos EUA entregam materiais de investigação criminal e de protecção sanitária à PN


  4 Février      15        Securité (1893),

   

Cidade da Praia, 04 Fev (Inforpress) – A ONUDC e a Embaixada dos Estados Unidos da América (EUA) entregaram hoje à Polícia Nacional (PN) materiais para o reforço da capacidade na preservação na cena de crime e de saúde para protecção individual.
A embaixada dos EUA entregou seis kits de gestão da cena do crime, cada um incluindo 100 produtos e materiais fundamentais para o reconhecimento, preservação, recolha de provas e vestígios, que permitem reconstruir e compreender a situação criminosa.
Já o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (ONUDC) entregou materiais de saúde e de protecção individual, no valor de 100 mil dólares, para a prevenção da covid-19, principalmente para os profissionais que estão na linha da frente.
No acto que aconteceu no Centro de Formação da Polícia Nacional, na Cidade da Praia, o director nacional da PN, Emanuel Moreno, considerou que os materiais doados pela embaixada dos EUA chegaram em “boa hora”, tendo em conta que a instituição está a montar a direcção central de investigação criminal, para “ser inaugurada antes do dia 15 de Fevereiro”.
“Portanto, esses materiais chegam para reforçar a capacidade técnica da direcção de investigação criminal”, sublinhou o responsável, que enalteceu a cooperação com os EUA, principalmente com a polícia da cidade de Boston.
No que concerne ao “gesto” da ONUDC disse que os materiais vão permitir a protecção dos efectivos e da sociedade,” por ser a força que está em todas as frentes, em colaboração com as outras autoridades, no combate à pandemia da covid-19”.
Por sua vez, o conselheiro sénior de Justiça e Estado de Direito da Embaixada dos EUA, Adam Pearlman, informou que essa doação se insere na política de fortalecer as capacidades de aplicação de leis e melhorar os aspectos de investigação da polícia cabo-verdiana na busca e colecta de provas.
“Nos últimos cinco anos realizamos formações sobre investigação de drogas, técnicas e procedimentos de investigação criminal em várias áreas com a participação da Polícia Nacional, Polícia Judiciária e a Procuradoria-Geral da República”, justificou.
A coordenadora Nacional da ONUDC, Cristina Andrade, disse que se pretende com esta doação, “apesar de ser singela, ajudar os efectivos que estão na linha da frente no combate à pandemia.

Dans la même catégorie