APS SÉNÉGAL–POLITIQUE–DIPLOMATIE / Un universitaire explique les dessous de la diplomatie de bon voisinage prônée par Dakar APS SENEGAL-AFRIQUE-DIPLOMATIE / A Banjul, Bassirou Diomaye Faye ”sera accueilli comme il se doit”, assure un officiel gambien APS SENEGAL-SIERRALEONE-COOPERATION / Le vice-président de la Sierra Leone reçu en audience par Bassirou Diomaye Faye APS SENEGAL-AFRIQUE-SOCIETE / Dakar et Banjul invités ‘’à jouer un rôle pilote’’ dans le processus d’intégration sous-régionale APS SENEGAL-LITTERATURE / L’Harmattan Sénégal présente deux ouvrages sur le blanchiment de capitaux dans l’UEMOA, samedi APS SENEGAL-AFRIQUE-CINEMA / Un expert salue la solidarité féminine mise en avant dans certains films pour sensibiliser sur le réchauffement climatique MAP CAN de futsal (demi-finale) : Le Maroc en finale et en Coupe du monde après sa victoire face à la Libye (6-0) MAP CAN de futsal (demi-finale): Le Maroc évince la Libye (6 – 0) se qualifie pour le Mondial MAP Le ministre malien de l’Agriculture salue les progrès du Maroc en matière de gestion d’eau et de barrages MAP Océanographie: Madagascar souhaite tirer profit de l’expérience marocaine (ministre malgache)

Óscar Santos apresentou hoje novas visões da sua candidatura dedicado aos jovens praienses


  27 Juillet      24        Politique (25317),

 

Cidade da Praia, 27 Jul (Inforpress) – O presidente da Câmara Municipal da Praia, Óscar Santos, apresentou sábado novas visões da sua candidatura dedicado aos jovens praienses onde a economia, a habitação, saúde pública e mobilidade são destaque para os próximos anos.

Óscar Santos fez esta exposição numa conversa que manteve com jovens da Juventude para a Democracia (JpD), de vários bairros da capital, com o objectivo de encontrar novas respostas para esta classe, particularmente, com os problemas surgidos com a pandemia da Covid-19.

“Esta conversa surge num momento crucial, em que está em curso a elaboração da nova plataforma eleitoral, pelo que vamos expor o que pensamos fazer, nos próximos quatro anos, em que existem varias questões de fundo para atender”, disse.

Na conversa, o edil praiense apontou a saúde pública, a habitação, o emprego, a mobilidade e a economia como questões de fundo, sobretudo neste momento com os problemas surgidos com a pandemia, em que os jovens têm um contributo a dar para a redução dos riscos de contaminação.

No que se refere à habitação avançou que a Câmara Municipal da Praia está a trabalhar numa proposta muito específica, assim como na questão do financiamento e acesso ao microfinanciamento fora do quadro normal bancário.

A par disso, indicou também que a autarquia vai apresentar alguns projectos de licenciamento, com um quadro claro de comportamento das pessoas face aos projectos.

“O fundamental na economia de mercado é a existência de empresas de investimentos, pois estão na forja vários projectos para a cidade da Praia, que ultrapassam o montante de cem milhões de dólares, nos próximos cinco anos”, acrescentou.

Quanto à área do desporto, Óscar Santos avançou que a câmara da Praia é um dos municípios que mais investimentos fez, neste domínio, e em quase todas as áreas.

Neste sector indicou ainda a existência de um projecto a ser executado em “Boca Bala”, assim como a introdução do modelo “cobertura” a ser aplicado em “Djon pitata” e nos outros pólos desportivos, visando com isso permitir que as pessoas possam jogar andebol, futebol, basquetebol e outros.

O presidente da JpD, Euclides Silva, ao usar da palavra elogiou o trabalho que a Câmara Municipal da Praia tem vindo a realizar, apesar dos desafios existentes, pelo que considerou que aos jovens devem ser concedidos “vez e voz” para poderem dar o seu contributo para o desenvolvimento da Cidade da Praia.

Avançou, por outro lado, que encontros do género têm estado a acontecer um pouco por todo o país, pois a intenção da JpD é ter uma participação juvenil activa para o diálogo e troca de ideias com os que lideram.

“Na JpD estamos a trabalhar para que, em cada concelho do país, nos órgãos autárquicos, especialmente na Assembleia Municipal, haja um jovem que venha a ser a voz da juventude no município onde reside”, garantiu.

Euclides Silva exorta o presidente da Câmara Municipal da Praia a continuar a apostar na melhoria da qualidade da cidade promovendo projectos para o ambiente e o saneamento, a requalificação e o turismo urbano, sectores que na sua opinião, podem vir a ser responsáveis pelo aumento do emprego virado para os jovens.

A habitação, por ser um problema que afecta, particularmente, a juventude, mereceu destaque por parte dos membros da JpD que aplaudiram a retoma da bonificação dos juros para compra de casa, o alargamento da idade dos beneficiários de 30 para 35 anos.

A atribuição de lotes para construção, foi também apontado por Euclides Silva como algo de se saudar.

Os jovens que participaram no diálogo aberto manifestaram-se satisfeitos com o debate pois, sublinharam, só assim se poderá contribuir para uma juventude de “excelência”, empenhada e com foco no futuro de Cabo Verde e da Praia, particularmente.

PC/HF

Inforpress/Fim

Dans la même catégorie