MAP L’Afrique australe aux prise avec le phénomène El Nino et la sécheresse (rencontre) ACI Maroc/France: Darmanin se félicite de la qualité de la coopération sécuritaire des deux pays ACI Maroc/Football: Le Roi Mohammed VI félicite l’équipe nationale de futsal sacrée championne de la Can 2024 ACI Afrique/Football: Les Lions de l’Atlas remporte la Can Futsal 2024 ACI Afrique/Football: La Caf annule le match aller de la Coupe de la Confédération opposant l’Usm Alger à Rsb ACI Congo/Société: Les autorités concernées par la déclaration des conflits d’intérêts appelées à se conformer à cet acte ACI Afrique/Médias: Vers la création d’une plateforme spécialisée dans la vérification des faits ANG Transporte Marítimo/”Portugal vai instalar sistema de monitorização de embarcações da Guiné-Bissau”, diz PCA do IMP ANG Comunicação Social/ FAAPA capacita mais de 20 jornalistas de agências de notícias de países membros sobre “Verificação de Factos” em Rabat ACI Congo/Numérique: Plaidoyer pour la construction d’un incubateur à l’Internet haut débit gratuit pour les jeunes

Padarias da Cidade da Praia decidem aumentar em até 20% o preço do pão


  9 Février      84        Economie (20969),

 

Cidade da Praia, 09 Fev (Inforpress) – Responsáveis de padarias da Cidade da Praia reuniram-se na terça-feira, 08, para novos ajustes no preço dos produtos, nomeadamente o pão, pelo que acordaram um aumento de até 20 por cento (%), informaram hoje os proprietários.

O motivo desse aumento, conforme os proprietários, relaciona-se com o facto de um saco de 50 quilogramas de farinha de trigo ter aumentado de 2.340 escudos para 2.840 escudos, mais 500 escudos, variando entre 19 a 20%.

Longinho dos Reis, da Padaria Sodade, em Achada Santo António, disse à Inforpress que a reunião foi para decidirem de forma concertada acerca da subida de preço dos produtos, bem como para formalização de uma associação de padarias da Praia, que brevemente terá um representante eleito.

“Padarias presentes na reunião optaram por subir redondamente até 20% do preço dos produtos, porque temos que jogar dependendo do produto, alguns podem subir até 19 outros até 20%”, precisou, salientando que as padarias precisavam estar em sintonia para evitarem exageros na subida de preços.

Quanto ao preço do pão mais consumido, a carcaça, explicou que vai depender da gramagem e do preçário de cada padaria.

Contudo, exemplificou que na sua padaria o pão pequeno passa de 11 a 13 escudos e o maior a 15 escudos, tendo sublinhado que todas as padarias fizeram “ajustes” nos preços para “sobreviverem”.

Conforme sustentou, os preços das matérias-primas “tem vindo a aumentar consideravelmente”, sobretudo a farinha de trigo que tem “um grande peso” na produção.

No entanto, indicou que caso o preço do trigo vier a reduzir o preço, as padarias estão abertas a concretizar um novo preçário.

Viriato de Pina, proprietário da Padaria Amélia, na Zona de Dinós, em Achada Santo António, que também participou na reunião, reiterou, por seu lado, que a situação está difícil devido ao aumento de preço de produtos alimentares e de combustíveis, daí a razão para a actualização de preços do pão.

Por isso, indicou, a carcaça que era vendida a 11 escudos passa a ser vendida por 13 escudos, e a de 15 escudos passa a 18 escudos.

A padaria Pão Quente, que está presente em muitos bairros da Cidade da Praia, aumentou o preço de todos os produtos, com o pão carcaça, o mais procurado, a passar de 15 para 18 escudos.

Dans la même catégorie