ANP BEP et CAP 2024 au Niger : 15 675 candidats affrontent les épreuves physiques et sportives APS SENEGAL-EUROPE-COOPERATION / UE : le président Faye veut un partenariat ‘’repensé, rénové et fécondé par une vision partagée’’ APS SENEGAL-AFRIQUE-POLITIQUE / L’Assemblée parlementaire de la francophonie salue ‘’la maturité et la vitalité’’ de la démocratie sénégalaise APS SENEGAL-CULTURE / La 15e édition de ”Stlouis’Docs”, à partir du 30 avril MAP Initiative « AAA » : appel à accroître en urgence le financement de la lutte contre les changements climatiques MAP L’Angola compte réduire ses émissions de carbone de plus de 14 % d’ici 2025 (responsable) APS SENEGAL-CULTURE / Une cérémonie officielle de la Journée mondiale du livre et de la lecture, mardi, au centre Aminata-Mbaye APS ETHIOPIE-AFRIQUE-CLIMAT / Changement climatique : les CDN doivent être davantage prises en compte, selon des chercheurs APS SENEGAL-SERVICES / Cheikh Tidiane Dièye : ‘’Il faut que les Sénégalais aient accès à une eau de qualité et à des coûts raisonnables’ APS SENEGAL-AFRIQUE-MEDIA / Un journaliste burkinabè évoque les enjeux du fact-cheking

PAICV regozija-se com subida de Cabo Verde no Índice de Percepção da Corrupção


  2 Février      75        Economie (20969),

 

Cidade da Praia, 02Fev (Inforpress) – O Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV – oposição) regozijou-se com a subida de Cabo Verde quatro lugares no Índice de Percepção da Corrupção, elaborado pela organização não-governamental Transparência Internacional.
Esta posição foi assumida pelo deputado nacional do PAICV Luís Pires em conferência de imprensa deste partido, na Cidade da Praia, para versar sobre a importância de governar com base no diálogo e na transparência.
“O PAICV sente-se feliz sempre que Cabo Verde acende as melhores posições nos ‘rankings’ mundiais e devo dizer que resgatamos a posição 60 que tínhamos atingido em 2015 em que estávamos em segunda posição em África, descemos em 2016 e voltamos a subir novamente, o que agrada a todos os cabo-verdianos”, assegurou.
Segundo Luís Pires este é um motivo de alegria para o País e a todos os cabo-verdianos, porque, isto é, fruto de uma construção colectiva de um Cabo Verde que não está a começar agora.
“Nós consideramos que é um trabalho conjunto e o mérito é de todos os cabo-verdianos, por isso, regozijamos com esta posição ascendente de Cabo Verde”, frisou.
Entretanto, defende que é preciso confrontar estes dados internacionais com o sentimento dos cabo-verdianos, alegando que a percepção interna vivida no dia-a-dia deste povo “não é de todo igual”.
Luís Pires terminou acrescentando que é preciso sempre melhorar as prestações para o bem e melhoria de vida para todos os cabo-verdianos.
A edição deste ano do Índice de Percepção da Corrupção, elaborado pela Transparência Internacional, mostra que Cabo Verde é juntamente com o Botsuana, depois das Seicheles, um dos países menos corruptos do continente africano.
O País subiu quatro lugares, passando para a 35ª posição numa avaliação de 180 países e territórios, tendo conseguido 60 pontos numa escala de zero a 100.

Dans la même catégorie