ANG Processo Eleitoral/Pai Terra Ranca exige ao GTAPE o respeito e a observância estrita da lei na atualização dos cadernos eleitorais ANP Le Conseil Régional de Tahoua tient sa première session ordinaire au titre de l’année 2024 AGP Guinée: Le comité de pilotage du Fonds de consolidation de la paix tient sa première réunion ANP 4ème session du Comité de Pilotage du Programme Régional de Développement des Chaînes de Valeurs Riz-Niger (RRVCDP) ANP Le Gouverneur de Tillabéri lance les activités commémoratives de la Journée mondiale de l’eau, Edition 2024, couplée à la Semaine nationale de l’eau MAP Afrique du Sud: les rivières et les barrages atteignent un stade de pollution irréversible (experts) ANP N’Gourti: le Préfet Issoufou Koraou lance de l’opération vente de céréales à prix modérés AIP Une multinationale prône la mobilité électrique pour une meilleure transition énergétique en Côte d’Ivoire ANG Ensino/Governo e parceiros iniciam mapeamento escolar para identificar necessidades e planear medidas ANG Política/MADEM-G15 felicita Bassirou Diomaye Faye pela vitória das eleições presidenciais no Senegal

“Pandemia da covid-19 provoca uma recessão económica de 11% em 2020”, vice-primeiro ministro


  4 Décembre      22        Economie (20806),

 

Cidade da Praia, 04 Dez (Inforpress) – O vice-primeiro ministro disse hoje que a covid-19 vai provocar uma recessão económica nos 11 %, em 2020, e apontou a diversificação da economia como um imperativo para evitar o colapso económico e o desemprego em massa.
Olavo Correia levantou estas preocupações na abertura da conferência online “Diálogo de alto nível”, sobre o tema “Os desafios e as oportunidades nos financiamentos dos Estados: Novas soluções? Sector privado?”, e sublinhou que a pandemia da covid-19 está a ter reflexos no agravamento na dívida pública e externa.
O governante admitiu que Cabo Verde, enquanto “uma pequena economia insular”, tem um “grau elevado” de abertura em relação ao mundo, “fraca dignificação” económica e apresenta uma “elevada vulnerabilidade” a factores exógenos, razão pela qual sublinhou que o arquipélago “seguramente afigura-se na lista dos países mais impactados” pela economia.
Lamentou que o País tenha estado a registar “uma forte quebra” no crescimento do turismo e de toda a actividade económica, embora dissesse acreditar que em 2021 haverá condições para a retoma da economia.
Contudo, avisa que “ainda esta perspectiva é muito incerta” em face a evolução epidemiológica em Cabo Verde e, particularmente no mundo.
Para Olavo Correia, que igualmente acumula a pasta das Finanças, esta crise veio” mudar a trajectória de consolidação orçamental” de Cabo Verde, com consequência fiscal, tendo esclarecido que “o défice público que estava no 1.7% do PIB, um valor sólido extremamente baixo”, subiu para valores à volta dos 11 por cento.
Para fazer face a novos desafios e preparar a economia para o pós-covid-19, considerou ser determinante trabalhar na perpectiva de encontrar soluções “novas e inovadoras”, salientando que em política de longo prazo esta crise pandémica ensinou o Governo a estar “plasmado no plano estratégico sustentável 2017/2021, fazendo tornar a economia mais resiliente e diversificada”.
Recursos essenciais do Orçamento do Estado, asseverou, estão sendo direccionados para o sectores da Saúde, da Inclusão Social e da Educação, mediante o apoio de todos os parceiros, para que o País possa fazer um “bom combate” epidemiológico, visando “evitar o colapso da economia e conter o perigo do desemprego em massa” em Cabo Verde.
Por tudo isto, admitiu que esta crise pandémica agravou a subida da dívida, afirmando que a África e Cabo Verde estão enfrentando “o muro da dívida” e que se torna necessária colocar uma solução para o problema das dívidas externa, no quadro de uma estratégia de financiamento “mais global, reforço do sector privado e na promoção do desenvolvimento do negócio”.
Promovida pelo Programa para a Consolidação da Governação Económica e Sistemas de Gestão das Finanças Públicas nos PALOP e Timor Leste pela Pro PALOP-TL ISC (FASE II), esta conferência tem como objectivo a melhoria da governação económica nos PALOP-TL.
O programa resulta da parceria estratégica entre a UE/PNUD, e conta com o financiamento da União Europeia em 7,7 milhões de Euros, administrados directamente pelo PNUD.
A acção enquadra-se nos esforços #TeamEurope da União Europeia em resposta à covid-19 e no plano de resposta do PNUD a médio prazo ao impacto da pandemia nos PALOP e Timor Leste.

Dans la même catégorie