ACI Monde/Football: Le Maroc s’affirme comme une puissance mondiale, selon Gianni Infantino MAP La Côte d’Ivoire bénéficiera d’un projet de la FAO destiné à promouvoir une agriculture résiliente MAP Adaptation climatique de l’agriculture : M. Sadiki appelle à intensifier les efforts pour soutenir la recherche et l’innovation MAP Immigration irrégulière: 19 corps repêchés au large de la Tunisie AIP L’impact transformateur de l’intelligence artificielle dans le domaine des médias expliqué au cours d’une formation virtuelle AIP Eugène Dié Kacou dédicace son ouvrage « Mes meilleures CAN » AIP Le ministre Vagondo Diomandé sollicite le concours de l’Allemagne dans la lutte contre les fraudes documentaires MAP L’Afrique australe aux prise avec le phénomène El Nino et la sécheresse (rencontre) ACI Maroc/France: Darmanin se félicite de la qualité de la coopération sécuritaire des deux pays ACI Maroc/Football: Le Roi Mohammed VI félicite l’équipe nationale de futsal sacrée championne de la Can 2024

Parlamento da CEDEAO/Participantes do seminário recomendam promoção de desenvolvimento de mercados de capital da região


  1 Février      50        Economie (20969),

 

Bissau, 01 Fev 23 (ANG)- Os participantes do seminário promovido pelo parlamento da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental(CEDEAO) recomendaram aos Estados membros a promoção do desenvolvimento de mercados de capital na região.

A informação vem expressa no Documento Final do referido seminário, produzido após três dias de trabalho (24 a 26 de Janeiro), em Bissau, sob o tema “Moeda Comum da CEDEAO e Sistema de Pagamento Interbancário como Promotores do Comércio Regional”.

Segundo o mesmo documento, os participantes recomendaram ainda aos Estados membros da CEDEAO o reforço do compromisso político para implementação do Programa de Cooperação Monetária da organização, a intensificação dos esforços para o cumprimento dos Critérios de Convergência entre 2022 e 2026, a fim de estarem adequadamente preparados para o lançamento do programa Moeda Única, até 2027..

Para a Comissão da CEDEAO, os participantes recomendaram a revisão e subscrição de acordos internacionais que afetam as instituições comunitárias, a supervisão parlamentar sobre as atividades das instituições de execução do programa da comunidade e adopção de resoluções adequadas, a alteração das sessões do tratado revisto que tenham impacto nas disposições da união monetária, entre outras.

O seminário, lê-se no documento final, proporcionou aos membros do parlamento uma visão dos sistemas de pagamento interbancário na região e uma melhor compreensão dos sistemas de pagamento existentes.

O seminário contou com nove apresentações feitas por representantes da Comissão da CEDEAO, da Agência Monetária da África Ocidental (AMAO) e peritos da região da CEDEAO, que abordaram entre outros temas. questões conceptuais na integração económica da CEDEAO, sequências da integração financeira rumo à moeda única, sistema pan-africano de pagamentos e liquidação, visão geral do programa de cooperação monetária da CEDEAO, problemas na implementação do programa de cooperação.

Na cerimónia de enceramento, a quarta vice-Presidente do parlamento da CEDEAO Adja Pinto Camará expressou a gratidão da República de Guiné-Bissau por acolher e tomar as medidas necessárias para assegurar o sucesso do evento.

Adja Pinto Camará agradeceu aos participantes pelo empenho e contribuição que diz resultar em “discussões frutuosas”.

Dans la même catégorie