AIP L’ANADER s’engage pour la pérennisation des cantines scolaires AIP Un syndicat de professeurs du secondaire plaide pour l’obtention de primes et des indemnités ANP Fonds de Solidarité pour la Sauvegarde de la Patrie : Le Comité de gestion reçoit plus de 11.500.000 CFA de contributions AIP Un expert exhorte le gouvernement à investir davantage dans la fintech AIP La deuxième édition du forum sur l’économie circulaire en Afrique prévue en octobre prochain à Abidjan AGP Guinée : Le Syli Espoir jouera son match de barrage qualificatif aux JO Paris 2024 le 09 Mai AGP France : La Guinée construit un immeuble R+6 pour sa représentation diplomatique à Paris MAP Deux civils tués par des hommes armés dans l’Extrême-Nord du Cameroun AGP Guinée : Les nouveaux ministres prêtent serment devant le chef de l’Etat MAP L’interaction entre l’Islam et les sociétés africaines en débat

Parlamento: Debate mensal com PM suspenso para Ulisses Correia e Silva presidir ao Conselho de Protecção Civil


  18 Mars      39        Politique (25167),

 

O parlamento suspendeu hoje, a pedido do Governo, o debate mensal com o primeiro- ministro (PM), Ulisses Correia e Silva, que tinha como tema “Políticas públicas para o mundo rural”, proposto pelo PAICV.

A suspensão foi motivada pela indisponibilidade do chefe do Governo, que nesta manhã preside à reunião do Conselho Nacional de Protecção Civil com o objectivo de reforçar as várias acções em curso, bem como as estruturas de coordenação operacional existentes para a implementação do plano de contingência para fazer face à pandemia do Covid-19.

O ministro da Presidência do Conselho de Ministros e dos Assuntos Parlamentares, Fernando Elísio Freire, explicou que o executivo tomou a iniciativa de contactar os grupos parlamentares para o adiamento do debate porque havia a necessidade de o primeiro-ministro estar presente nesse encontro.

O pedido foi aceite e o debate deve ser realizado na próxima sessão.

O líder do grupo parlamentar do PAICV, Rui Semedo, disse que perante as circunstâncias colocadas em cima da mesa, da necessidade de dar prioridade à situação emergencial que o mundo vive neste momento com a pandemia que está a afectar vários países. O PAICV não poderia agir de forma diferente.

“Felizmente Cabo Verde ainda não foi atingido, mas temos consciência de que Cabo Verde não deve dormir à sombra da bananeira. Temos de criar todas as condições para minimizar os efeitos desta pandemia. Já se viu que mesmo os países mais avançados com recursos técnicos, humanos e materiais não têm conseguido facilmente enfrentar essa situação”, disse.

“Entendemos que o Governo quis colocar em cima da mesa uma prioridade essencial nesses dias, que é de criar as condições no país para termos os meios, os recursos para fazer face a essa situação muito grave a nível mundial, e nesse sentido não hesitamos em aceitar o pedido do Governo para o adiamento do debate porquê a situação assim o exigiu”, sustentou.

Na mesma linha, a líder do grupo parlamentar do MpD, a deputada Joana Rosa realçou a necessidade de o Governo continuar a trabalhar na criação das condições para evitar a entrada da pandemia no país.

Adiada também ficou a apresentação, discussão e aprovação do projecto de lei do PAICV que procede à revisão do código eleitoral e da proposta de lei que altera o código eleitoral, em virtude da baixa médica da ministra da Justiça e do Trabalho, Janine Lélis, titular do Governo que iniciou o processo negocial para a consensualização das duas propostas.

A proposta de adiamento partiu do Movimento para a Democracia (MpD), partido que sustenta o Governo e foi igualmente aceite pelo Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV).

Entretanto o líder do grupo parlamentar, Rui Semedo, sugeriu aos outros sujeitos parlamentares no sentido de se encontrar espaços para a construção dos entendimentos nesse intervalo de tempo, antes da próxima sessão plenária.

“Seria bom ganharmos algum tempo para que no momento da discussão pudéssemos fazer as discussões na generalidade e na especialidade porque senão podemos chegar à situação de

não termos um tempo suficiente para mexer no código eleitoral. E acho que há interesse entre as partes em avaliar as questões essenciais que precisam ser melhoradas e actualizadas”, justificou.

Dans la même catégorie