AIP La phase 2 du projet Baleine lancée avec la fabrication des structures sous-marines AIP SMI 2024: La Côte d’Ivoire et la France partagent leurs expériences en matière d’économie sociale et solidaire MAP Au moins 24 morts dans le naufrage d’une embarcation de migrants au large de Djibouti (nouveau bilan) Réunion de coordination des humanitaires relative à la gestion des demandeurs d’asile en Côte d’Ivoire AIP Le ministère de la Culture s’engage à accompagner l’initiative Côte d’Ivoire Film Commission AIB Burkina : un festival international de la parenté à plaisanterie le 11 mai à Ouagadougou AIB Burkina : l’axe Léo-Neboun dégagé pour une circulation plus fluide et sécurisante AIB Endeavour Mining apporte 30 millions FCFA pour l’organisation de la SNC 2024 AIB Bobo-Dioulasso: 3 577 mendiants retirés de la rue bénéficient d’une formation de réinsertion ANP L’Ambassade de Chine au Niger lance un Concours “ LA CHINE À MES YEUX ” pour tous les vidéastes nigériens passionnés des vidéos courts métrages !

Parlamento: Ulisses Correia anuncia para breve “forte pacote” de infra-estruturas


  25 Février      39        Politique (25362),

 

Cidade da Praia, 25 Fev (Inforpress) – O primeiro-ministro disse esta quinta-feira que o Governo vai lançar brevemente um “forte pacote” de infra-estruturas para as quais está a mobilizar financiamento externo, estando já muito deles negociado e em fase de finalização, em vários sectores.
Ulisses Correia e Silva falou de sectores como estradas, desencravamento de localidades, requalificação urbana, portos, aeroportos, infra-estruturas de saúde, de educação, habitação, dentre outros em que o Governo pretende apostar para dar “respostas estruturadas”.
O chefe do Governo de Cabo Verde falava durante o debate com o primeiro-ministro sobre “O papel do Estado na mitigação da crise económica e social e o seu impacto na vida das famílias e empresas”, solicitado pelo Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV), nesta segunda sessão plenária de Fevereiro, que acontece de 23 a 25.
“Tudo isto irá deixar o País mais estruturado, irá ainda criar dinâmica na construção civil e emprego durante a construção. Temos também medidas que foram adoptadas e que irão continuar”, acrescentou, citando a redução da taxa do IVA (Imposto sobre Valor Acrescentado) sobre electricidade de 15 para 8 por cento e o aumento do desconto sobre a tarifa social de água e energia que beneficia 15 mil famílias relativamente à água e 15.300 famílias relativamente à electricidade.
Ainda nas suas declarações, Ulisses Correia e Silva falou do programa de Mobilização pela Aceleração da Inclusão Social (MAIS), avançando que já há uma parte do recurso e que o Governo está a mobilizar mais para que este seja um instrumento estruturante, de facto, de redução e eliminação da pobreza.
O governante debruçou-se igualmente sobre estratégias de água para a agricultura, aventando investimentos na dessalinização, reutilização de água residuais, rega gota-a-gota, para melhorar as condições de resiliência da agricultura, aumentar a capacidade de rendimento e reduzir o nível de pobreza no campo.
O líder do Executivo citou igualmente a transição energética, especificando que é um investimento que é preciso ser feito com efeito a longo prazo, uma vez que, defendeu, o País não vive só de hoje, devendo projectar o amanhã para ser menos dependente de combustíveis fósseis e criar melhores condições de factura energética.
Nesta sua intervenção no parlamento, sobrou ainda tempo para que Ulisses Correia e Silva falasse no investimento na formação profissional, capacitação, empreendedorismo, para que os jovens tenham um futuro e criar melhores condições para reduzir os níveis de pobreza.
“Vamos trabalhar nos próximos tempos para reforçar aquilo que está a ser feito relativamente a mobilização de mais recursos. Quanto ao alívio na dívida externa, já tem algum elemento de sucesso já garantido. Vamos agora trabalhar na criação de condições para conseguir a mobilização de mais recursos, nomeadamente para investimento e financiamento do pacote de infra-estruturas, que é importante nesta fase de contraciclo para conseguirmos crescer e voltar novamente à retoma económica e ao emprego”, finalizou.
Para esta segunda sessão plenária de Fevereiro, os deputados ainda têm na agenda a aprovação de projectos e propostas de resolução que constitui uma Comissão Parlamentar de Inquérito, que designa as presidências e vice-presidências das redes parlamentares e que aprova, para adesão, o Protocolo de Arusha relativo à Protecção das Novas Variedades de Plantas, adoptadas na Tanzânia, (Arusha), a 06 de Julho de 2015.

Dans la même catégorie