APS SÉNÉGAL–POLITIQUE–DIPLOMATIE / Un universitaire explique les dessous de la diplomatie de bon voisinage prônée par Dakar APS SENEGAL-AFRIQUE-DIPLOMATIE / A Banjul, Bassirou Diomaye Faye ”sera accueilli comme il se doit”, assure un officiel gambien APS SENEGAL-SIERRALEONE-COOPERATION / Le vice-président de la Sierra Leone reçu en audience par Bassirou Diomaye Faye APS SENEGAL-AFRIQUE-SOCIETE / Dakar et Banjul invités ‘’à jouer un rôle pilote’’ dans le processus d’intégration sous-régionale APS SENEGAL-LITTERATURE / L’Harmattan Sénégal présente deux ouvrages sur le blanchiment de capitaux dans l’UEMOA, samedi APS SENEGAL-AFRIQUE-CINEMA / Un expert salue la solidarité féminine mise en avant dans certains films pour sensibiliser sur le réchauffement climatique MAP CAN de futsal (demi-finale) : Le Maroc en finale et en Coupe du monde après sa victoire face à la Libye (6-0) MAP CAN de futsal (demi-finale): Le Maroc évince la Libye (6 – 0) se qualifie pour le Mondial MAP Le ministre malien de l’Agriculture salue les progrès du Maroc en matière de gestion d’eau et de barrages MAP Océanographie: Madagascar souhaite tirer profit de l’expérience marocaine (ministre malgache)

Parlamento/Covid-19: Ministro da Saúde destaca “trabalho incansável” dos profissionais do Laboratório de Virologia da Praia


  10 Juillet      12        Politique (25317),

 

Cidade da Praia, 10 Jul (Inforpress) – O ministro da Saúde e Segurança Social, Arlindo do Rosário, destacou o “trabalho incansável” dos profissionais do Laboratório de Virologia da Praia na realização dos testes do novo coronavírus.
Numa intervenção no Parlamento, esta quinta-feira durante a apreciação do relatório referente às medidas adoptadas durante a vigência do estado de emergência, o governante lembrou que este laboratório foi montado a pouco mais de três meses e que tinha como valências a realização de exames de zika e dengue.
Arlindo do Rosário referiu ainda que o Governo teve que investir cerca de 10 mil contos para fazer esse “upgrade”, uma vez que o laboratório não estava preparado para fazer testes do novo coronavírus.
O governante enalteceu igualmente o esforço e solidariedade da diáspora cabo-verdiana para ajudar o País a nível sanitário e na protecção da social, bem como das confissões religiosas e da frente diplomática.
“Esses apoios chegam porque sabem do esforço e da seriedade que o povo cabo-verdiano está a dedicar à essa situação”, justificou o ministro, acrescentando que o reconhecimento desse esforço legitima essa “onda de apoio e adesão”.
Por outro lado, observou que o número das pessoas que estão a dedicar de uma forma intensa a esse combate ultrapassa “aqueles que estão à procura de falhas e a culpabilizar as pessoas”.
Na sua intervenção, Arlindo do Rosário observou que durante o debate se falou algumas “inverdades” e criou-se alguma “narrativa”, quando se fala na falta de testes, lembrando que durante os últimos meses já foram feitos mais de 50 mil, entre os rápidos e os PCR (Polymerase Chain Reaction).
“É um número extremamente grande e representa um esforço enorme, não só financeiro, mas de todos os profissionais envolvidos nessa situação”, notou o ministro, lembrando que há alguns meses não exista nenhum laboratório no País.
A proposta de lei que regula o Estatuto Administrativo Especial da Capital da República de Cabo Verde (Praia) é o destaque desta primeira sessão plenária de Julho do parlamento, que termina esta sexta-feira.
Na ordem do dia desta sessão ordinária constam ainda a apreciação do relatório referente às medidas adoptadas durante a vigência do estado de emergência, para além de perguntas dos deputados ao Governo.
Estão agendadas algumas iniciativas legislativas, designadamente a votação final da proposta de lei que estabelece o regime jurídico da luta contra dopagem no desporto em Cabo Verde e da lei que procede à primeira alteração ao Código do Mercado dos Valores Mobiliários (CMVM).
Para a discussão na generalidade, para além do Estatuto Administrativo Especial da Praia, estão na agenda a proposta de lei que procede à terceira alteração do Código do Processo Penal e a que procede à quarta alteração do Código Penal, aprovado pelo decreto legislativo e pelo decreto legislativo nº 2/2005.
O projecto de resolução que visa a institucionalização do Dia Nacional de Luta contra o Uso Abusivo do Álcool e a apreciação das medidas adoptadas na vigência da declaração do estado de emergência também vão ser analisados nesta sessão de Julho.
OM/CP
Inforpress/Fim

Dans la même catégorie