MAP Finance durable : Bank Of Africa s’engage pleinement lors de la 16ème édition du SIAM MAP Match USMA-RSB: La CAF sanctionne l’USMA par un forfait de 0-3, le match retour maintenu à Berkane (FRMF) APS SENEGAL-GAMBIE-SOCIETE / Kaffrine : une “case culturelle de bon voisinage” inaugurée à Kelimane APS SENEGAL-ECONOMIE / À Dakar, le petit commerce est victime des opérations de désencombrement APS SENEGAL-SANTE / Ibrahima Sy tend la main aux acteurs pour construire un système “résilient et durable” APS SENEGAL-SANTE / Commerce illicite des médicaments : cinq nouveaux pharmaciens inspecteurs pour épauler l’ARP APS SENEGAL-SOCIETE-JUSTICE / Amnesty international invite le président Faye à abroger l’arrêté ”Ousmane Ngom” MAP Sénégal/Paludisme : 199 décès sur 7196 cas d’hospitalisation recensés en 2023 (responsable) MAP Madagascar et le FMI examinent la reconduction de deux accords de financement MAP Mme Akharbach salue à Abidjan la pertinence de la résolution de l’ONU sur l’IA initiée par le Maroc et les Etats-Unis

Partido da Renovação Social e Madem-G15 aceitam resultados finais


  18 Mars      114        Politique (25362),

 

Bissau, 18 Mar 19 (ANG) – O Partido da Renovação Social (PRS) aceitou os resultados globais definitivos das eleições legislativas de 10 de março publicados sexta-feira pela Comissão Nacional de Eleições (CNE) e que confirmam o Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) como vencedor com 47 deputados.
A informação consta num comunicado de imprensa dos renovadores a que Agência de Notícias da Guiné teve acesso .

No mesmo documento, o PRS declarou que, apesar das irregularidades que acompanham o processo eleitoral desde o recenseamento, aceita o resultado e está disposto a contribuir para o bem-estar da Guiné-Bissau.

« Agradecemos e enaltecemos os esforços e civismo com que o nobre povo guineense soube dispensar de forma inabalável e que marcaram indelevelmente estas eleições », refere o comunicado que acrescenta que « apesar de todo o decurso do dia eleitoral ter sido regular, a contagem já não o foi, porque as Comissões Regionais de Eleições indeferiram reclamações existentes que, cremos, se fossem analisadas poderiam alterar a actual atribuição de mandatos », diz o PRS em comunicado.

Por outro lado, o Movimento para a Alternância Democrática(MADEM G-15) aceitou igualmente os resultados definitivos das eleições de 10 de março.
Em conferência de imprensa no sábado o coordenador do Movimento para a Alternância Democrática , Braima Camará, sublinhou que o partido aceita os resultados eleitorais em nome da estabilidade do país.
Coordenador do Madem-G15
« Nos sentimos identificados com o nosso povo. A nossa preocupação não é fazer parte dos Governo. Queremos estabilidade, queremos soluções consensuais, consistentes que possam permitir ao país arrancar rumo ao desenvolvimento », ressalvou Camará.

Resultados definitivos confirmaram os dados provisórios globais das eleições anunciados anteriormente pela CNE.

O PAIGC conquistou a maioria dos mandatos – 47, seguido do Movimento para a Alternância Democrática(MADEM G-15) com 27, o Partido da Renovação Social-21 mandatos , Assembleia de Povo Unido (APU-PDGB)-05 , a União para a Mudança(UM) e o Partido da Nova democracia, um mandato cada.

Por ser uma maioria relativa , o PAIGC já assinou com o APU-PDGB um acordo de incidência parlamentar e governativa que o permite contar com um total de 54 votos no parlamento para aprovação das suas iniciativas legislativas e governativas.

Segundo a Lei Eleitoral(artigo 186), a CNE tem, após a divulgação de resultados definitivos das eleições, até 30 dias para marcar a data de investidura dos deputados à Assembleia Nacional Popular.

Dans la même catégorie