MAP Afrique subsaharienne: Le FMI prévoit une reprise « timide et coûteuse » AGP COOPÉRATION GUINÉE-MALI : TENUE DE LA REVUE DE COOPÉRATION TRANSFRONTALIÈRE MANDIANA-YANFOLILA AGP GUINÉE/SOUTIEN AUX MÉDIAS : LE MINISTRE FANA SOUMAH REÇOIT UNE DÉLÉGATION DU HAUT-COMMISSARIAT DES NATIONS UNIES AUX DROITS DE L’HOMME AGP GUINÉE : L’OMVG FAIT LE POINT SUR LES PROJETS D’INTERCONNEXION ET D’ÉLECTRIFICATION RURALE AU PREMIER MINISTRE AGP GUINEE/ IMMIGRATION : SEPT JEUNES D’UNE MÊME FAMILLE PORTÉS DISPARUS EN LIBYE ACI Congo/Société: Trois membres du gouvernement déposent leurs déclarations de conflits d’intérêts ACI Congo/Agriculture: Denis Sassou-N’Guesso rassure de désenclaver le centre agropastoral kimbanguiste de Kounzoulou ANP Tahoua : Formation des comités de gestion des points d’eau pastoraux dans la région de Tahoua MAP Zambie: près de 10 millions de personnes affectées par la sécheresse (Vice-présidente) MAP Afrique du Sud : des ONG utilisées comme couverture pour financer le terrorisme (rapport)

Pesca ilegal reúne ministros da CPLP em Luanda


  23 Mai      130        Economie (20945), pêche (200),

 

Luanda, 23 de Maio (ANGOP) – O combate à pesca ilegal, “não declarada” e “não regulamentada”, vai marcar a 5ª Reunião de Ministros dos Assuntos do Mar (RMAM) da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), que vai decorrer de 24 a 26 deste mês, na capital angolana, Luanda.

Além de Angola, país anfitrião, o evento conta com a participação dos governantes de Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste, Portugal e Brasil.

O certame servirá, igualmente, para Cabo Verde passar a presidência da RMAM para Angola, que já preside de forma rotativa a CPLP, no biénio 2021-2023.

Sob o lema “Mobilizar parcerias e investimentos para o desenvolvimento sustentável dos mares dos Estado-Membros da CPLP. Desafios e oportunidades”, a reunião vai também permitir os lusófonos analisarem a proposta de criação da Plataforma de Cooperação na Promoção da Pesca Sustentável.

Segundo o programa do evento, a que a ANGOP teve acesso esta segunda-feira, o evento visa, essencialmente, partilhar informação e trocar experiências, com foco na contribuição do oceano para o desenvolvimento sustentável dessa comunidade.

A identificação de prioridades para a cooperação da CPLP no sector do oceano, no biénio 2022- 2024, bem como a avaliação do grau de execução do Plano de Acção da Reunião de Ministros dos Assuntos do Mar constam, igualmente, da agenda dos ministros.

Durante três dias, os governantes vão também reflectir sobre a “Promoção e fortalecimento das economias sustentáveis baseadas no oceano”, assim como em torno da “Gestão, protecção, conservação e restauração de ecossistemas marinhos e costeiros dos países membros da CPLP.

Dans la même catégorie