GNA Cameroonian president discusses football development with FIFA president GNA Feature: Cameroonians upbeat about exciting CHAN amid COVID-19 GNA Ghana women’s premier league restarts after 10-month break MAP Bulletin de l’écologie de l’Afrique MAP Bulletin quotidien d’informations économiques africaines MAP Revue de la presse quotidienne internationale africaine (RPQI-Afrique) MAP Bank Of Africa lance sa nouvelle plateforme de crédit à la consommation « creditdaba.ma » AIP Un cadre RHDP de Man en lice pour une candidature d’indépendant aux législatives AIP La paix et la solidarité célébrées dans le canton Kafigué AIP Des motos pour les secrétaires de sections RHDP du canton Kafigué

Pescas/Ministro considera de positiva sua participação na Jornada Internacional sobre Gestão e Sustentabilidade das Pescas em Espanha


  7 Décembre      19        Agriculture (1827),

   

Bissau,07 Dez 20(ANG) – O ministro das Pescas considerou de positiva a sua participação na Jornada Internacional sobre Gestão e Sustentabilidade das Pescas na África Ocidental, que decorreu de 26 à 28 de Novembro, em Las Palmas (Gran Canárias).

Em conferencia de imprensa realizada hoje, Malam Sambú, afirmou que foi a Guiné-Bissau quem presidiu o acto solene de abertura do evento que de seguida foi marcado com a apresentação das experiências dos modelos de gestão dos países da África Ocidental nomeadamente, Guiné-Bissau, Marrocos, Mauritânia, Cabo Verde e Guiné-Conacri.

O governante disse que à margem da conferencia, manteve encontro de trabalho com os responsáveis das empresas espanholas denominadas ANACEF, DATAFISH e a FAR FISHING, grupos especializados em bases de dados e formação nos domínios de estatística e fiscalização.

“Ficou retida nesse encontro de que será organizada, em breve, sessões de formação para os observadores de pesca e inspetores de pesca, antes do final do mês em curso”, explicou .

Malam Sambú sublinhou que a primeira fase da referida formação será com um grupo restrito de observadores selecionados segundo os critérios previamente estabelecidos pela parte espanhola.

Adiantou que em 2021 deverá se alargar para um grupo mais abrangente, frisando que nos próximos dias serão enviados correspondências para formação no referido domínio.

O ministro das Pescas disse que ainda foram abordados com os responsáveis da ANACEF questões relacionadas com a disponibilização do navio oceanografia do Instituto Espanhol de Oceanografia, para a realização da campanha de investigação na Zona Económica Exclusiva guineense.

Aquele responsável sublinhou que a ANACEF manifestou a sua disponibilidade total em ajudar a Guiné-Bissau e a colaborar nos limites das suas potencialidades para facilitar na obtenção de acreditação do Laboratório para poder exportar o seu pescado à países da União Europeia.

“Na visita efectuada ao Porto de Las Palmas, a delegação foi recebida pelo Director de Portos, um complexo que inclui o Porto de Pescas, o Petrolífero, e Comercial juntos na mesma área tendo o seu administrador manifestado interesse em se deslocar à Bissau para uma visita”, salientou.

Dans la même catégorie