AIP Les 9ème et 10ème éditions du festival touristique Apéro tourisme 225 vont se tenir bientôt en Côte d’Ivoire AIP Abidjan va bientôt accueillir le Salon africain de la formation et de l’orientation AIP Transition énergétique : Le gouvernement sollicite une plus grande implication du secteur privé dans la mise en œuvre des initiatives nationales AIP La Côte d’Ivoire opère un bon qualitatif dans la gestion de la communication des risques et engagement communautaire (ministre) AIP L’UNESCO sollicite les chefs traditionnels pour la promotion de la santé des adolescents AIP La FAO édifie les parties prenantes sur les missions du projet SAGA 2 en Côte d’Ivoire MAP Les dimensions géoéconomiques des espaces maritimes de l’Afrique atlantique sous la loupe d’experts à Rabat AIB Burkina/Culture : Institution de journées continues à Bobo-Dioulasso pendant la SNC 2024 APS SENEGAL-AFRIQUE-SANTE / Surveillance des épidémies en Afrique de l’Ouest : les laboratoires confrontés à un manque d’infrastructures aux normes (directeur) APS SENEGAL-PECHE-EMPLOIS / La composante aquaculture du PGRNS va créer 5000 emplois (directrice)

Pescas/Ministro perspectiva recuperação de câmaras de conservação de pescados para abastecer todo o país


  30 Juin      25        Environnement/Eaux/Forêts (6439),

 

Bissau,30 Jun 21(ANG) – O ministro das Pescas afirmou que têm em carteira a recuperação de câmaras de conservação de pescado e a aquisição de viaturas frigoríficas para o transporte e distribuição de peixes em todas as regiões do país.

Em conferência de imprensa sobre o balanço dos 45 dias à testa daquela instituição, Mário Siano Fambé disse que pretendem igualmente arrancar a breve trecho com os trabalhos de reinstalação de talhos de venda de pescado nos diferentes mercados e locais apropriados a serem identificados pela Comissão Criada para o efeito.

“Vamos criar as referidas condições de forma a podermos prosseguir com aplicação de normas que obrigam os navios a desembarcarem uma certa quantidade de pescado para o abastecimento do mercado nacional”, salientou o governante.

Adiantou que, quando assumiu as funções do ministro das Pescas, definiu como uma das suas prioridades o abastecimento do pescado no mercado nacional, acrescentando que nesta perspectiva, os navios que operam nas águas territoriais do país já desembarcaram 105 toneladas de peixes no período compreendido entre 01 à 06 de Junho do ano em curso.

“Isso resulta das exigências legais do pagamento de dívidas ou multas de infrações à Lei Geral das Pescas em pescado por parte dos armadores, conforme o navio, tanto do pavilhão estrangeiro ou nacional”, informou.

Ainda no que tange as perspectivas a curto prazo, o ministro das Pescas enumera a aprovação da nova orgânica do Ministério, e do Sistema Integrado de Gestão de Licenças de Pescas.

O governante disse que a médio prazo irão prosseguir com a reparação do Centro de Formação Profissional Pesqueira de Bolama, com vista a prosseguir com acções de capacitação e formação do pessoal do sector nomeadamente, os funcionários, Inspectores, observadores, marinheiros entre outros.

Mário Siano Fambé sublinhou que têm ainda na manga a implementação da reforma institucional que passa necessariamente pela revisão de pacotes legislativo e produção de novos diplomas para o sector e dos recursos humanos de forma a corresponder com o ensejo de todos.

Anunciou no entanto a criação de condições para a certificação do laboratório do Centro de Investigação Pesqueira Aplicada(CIPA) com objectivo de permitir a exportação para os mercados internacionais do pescado e demais produtos.

Aquele responsável disse que, outra acção em carteira prende-se com a recuperação da empresa Estrela do Mar visando o reforço do abastecimento do pescado no mercado nacional, bem como instalação no alto mar de um Tanquer para abastecimento de navios.

A criação de uma Frota Nacional de Pesca, aquisição de grandes meios navais e aèreos para a fiscalização marítima, foram outros projectos que o ministro das Pescas disse ter em manga.

Perguntado sobre o balanço que faz dos 45 dias a testa do Ministério das Pescas, Mário Fambé disse que, o resultado deixa muito a desejar tendo em conta que ainda não conseguiu concretizar uma das suas prioridades que é de fazer o pescado chegar a todos os cantos do país num preço acessível.

Dans la même catégorie