AGP Dialogue national : le président Oligui Nguema échange avec les membres du bureau AGP Gabon : Bientôt un recensement des biens de l’Etat AGP Coopération Gabon-France : un forum économique en perspective APS SENEGAL-PRESIDENTIELLE / Bassirou Diomaye Faye reçu en audience par Macky Sall MAP Afrique du Sud: Zuma exclu des prochaines élections (Commission électorale) MAP La CAF annonce les dates des finales de la Ligue des Champions et de la Coupe de la Confédération MAP Afrique du Sud: 45 morts dans un accident d’autocar au Limpopo APS SENEGAL-ITALIE-TRANSPORTS / ITA Airways va inaugurer en juillet une ligne Rome-Dakar APS SENEGAL-ENVIRONNEMENT / Bonne amélioration des taux d’accès à l’eau et à l’assainissement (expert) ANP Signature de convention entre le Niger et la Société WAPCO Niger pour un programme de formation de talents à Southwest Petroleum University de Chine

Pescas/”Obras de construção das futuras instalações do CIPA e Fiscap estão em evolução”, diz o ministro Malam Sambú


  13 Avril      28        Environnement/Eaux/Forêts (6388),

 

Bissau,13 Abr 21(ANG) – O ministro das Pescas afirmou esta terça-feira que constatou com agrado, a evolução das obras de construção das futuras instalações do Centro de Investigação Pesqueira(CIPA) e do Centro de Fiscalização das Actividades Pesqueiras(Fiscap).

O governante falava à imprensa no final da visita às referidas obras e do Laboratório Nacional de Pesca, na companhia da Embaixadora da União Europeia no país, Sónia Neto.

“Convidamos a Embaixadora da União Europeia para fazermos uma visita conjunta as referidas infraestruturas porque foram financiadas, em parte, pela organização comunitária europeia e estivemos juntos, no ano passado, na cerimónia do lançamento da primeira pedra”, explicou.

Malam Sambú sublinhou que as obras estão a evoluir consideravelmente e que uma parte já se encontra em fase de finalização, acrescentando que havia necessidade de convidar a Embaixadora da União Europeia para constatar os trabalhos”, disse.

O ministro das Pescas salientou que procederam, nas instalações do Fiscap, a entrega simbólica dos materiais de fiscalização marítima doados pela União Europeia e a Comissão Sub Regional de Pescas, no âmbito de fiscalização conjunta.

O titular da pasta das Pescas afirmou que igualmente visitou o Laboratório Nacional de Pesca, por ser uma instituição muito importante em termos de mudança das prioridades da política do país no sector.
Declarou que o executivo pretende que os produtos pesqueiros e não só, passem a ser acreditados no mercado europeu, acrescentando que, por isso há necessidade de Sónia Neto constatar o funcionamento do referido Laboratório, que na sua opinião dispõe de equipamentos de ponta.

“Penso que com esta visita, a Embaixadora da União Europeia já tem uma visão ampla na perspetiva de trabalhar para que os produtos da Guiné-Bissau passem a ser acreditados no mercado europeu num futuro próximo”, disse.

Por sua vez, a Embaixadora da União Europeia na Guiné-Bissau disse que a visita às obras de construção das futuras instalações do CIPA e Fiscap lhe deixa orgulhosa.

Sônia Neto afirmou que, de facto, as relações entre a União Europeia e a Guiné-Bissau no domínio das Pescas são excelentes, informando que, por isso, injetaram
uma verba, no valor de quatro milhões de euros para a construção das referidas infraestruturas.

“É de facto um legado muito importante, não só para o desenvolvimento económico e social da Guiné-Bissau como para a melhoria do bem estar das populações, em termos de criação de melhores empregos entre outros”, enalteceu a Embaixadora da União Europeia.

Dans la même catégorie