AGP Dialogue national : le président Oligui Nguema échange avec les membres du bureau AGP Gabon : Bientôt un recensement des biens de l’Etat AGP Coopération Gabon-France : un forum économique en perspective APS SENEGAL-PRESIDENTIELLE / Bassirou Diomaye Faye reçu en audience par Macky Sall MAP Afrique du Sud: Zuma exclu des prochaines élections (Commission électorale) MAP La CAF annonce les dates des finales de la Ligue des Champions et de la Coupe de la Confédération MAP Afrique du Sud: 45 morts dans un accident d’autocar au Limpopo APS SENEGAL-ITALIE-TRANSPORTS / ITA Airways va inaugurer en juillet une ligne Rome-Dakar APS SENEGAL-ENVIRONNEMENT / Bonne amélioration des taux d’accès à l’eau et à l’assainissement (expert) ANP Signature de convention entre le Niger et la Société WAPCO Niger pour un programme de formation de talents à Southwest Petroleum University de Chine

PM diz que consequências dos “maus comportamentos” da covid-19 afectam a saúde e tornam o país mais pobre


  7 Octobre      45        Santé (15315),

 

Cidade da Praia, 07 Out (Inforpress) – O primeiro-ministro apelou a um “elevado sentido de responsabilidade” no cumprimento das normas sanitárias, realçando que as consequências dos maus comportamentos da covid-19 afectam a saúde e tornam o país mais pobre se o controlo não for efectivo.
Ulisses Correia e Silva fez estas declarações terça-feira durante o acto de tomada de posse dos membros do Conselho da Administração do Hospital Agostinho Neto, realizada hoje na cidade da Praia.
Para o chefe do Executivo, a segurança sanitária e da saúde está centro das prioridades em termos de investimentos, mas frisou que é preciso que a sociedade cabo-verdiana invista na sua saúde através de comportamentos “saudáveis e responsáveis”, contribuindo assim no combate à pandemia do novo coronavírus.
“Temos que baixar o nível de transmissão de coronavírus, principalmente aqui na cidade da Praia, vamos continuar com as acções de fiscalização. Uma lei do uso obrigatório de máscaras está no Parlamento e deverá ser aprovada este mês e vamos continuar a fazer o desconfinamento de uma forma gradual, mas segura”, afirmou, considerando que, mais do que nunca, este é o momento de assumpção de “ grande responsabilidade e não o momento de brincar com o vírus”.
Ulisses Correia e Silva destacou a importância do contributo de cada cidadão nesta batalha, realçando, no entanto, que as implicações e consequências dos maus comportamentos da covid-19 afectam a saúde, a economia, o emprego e o rendimento das pessoas e que o país se torna pobre, caso o controlo não for efectivo.
“Não podemos querer voltar à vida normal, ir às praias, aos ginásios, bares, discotecas, espectáculos e jogos de futebol e ao mesmo tempo agir no sentido contrário, não cumprindo as regras, desprezando e minimizando os riscos, infectando e contagiando os outros”, criticou.
Defendeu ainda ser fundamental que os comportamentos de todos os cabo-verdianos estejam à altura das exigências para a retoma a vida normal, enaltecendo, por outro lado, o papel desempenhado por todos os actores da sociedade civil, com destaque para os profissionais da saúde na luta contra a pandemia do novo coronavírus em Cabo Verde.
Cabo Verde registou nas últimas 24 horas mais três óbitos por causa do novo coronavírus e mais 73 casos positivos.
Com as actualizações desta segunda-feira, o País passa a contabilizar 839 infecções activas, 5524 recuperados, 68 óbitos e 2 transferidos, perfazendo um total acumulado de 6443 casos positivos.
A pandemia de covid-19 já provocou mais de um milhão e trinta mil mortos e mais de 35,2 milhões de casos de infecção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Dans la même catégorie