ANP Dosso : Saisie de stupéfiants d’une valeur de plus de 30 millions de francs MAP CAN de futsal (3e journée/Groupe A) : Le Maroc se qualifie pour les demi-finales en surclassant la Zambie (13-0) MAP Tan-Tan : la Marine Royale porte assistance à 53 candidats à la migration irrégulière ANP Les accords sur la vente du brut de pétrole nigérien au centre d’un entretien entre le Chef de l’État et l’Ambassadeur de Chine au Niger MAP Nigeria: Des ONG demandent à l’Etat de ne pas autoriser Shell à vendre sa filiale onshore MAP Au 1er anniversaire du conflit au Soudan, Guterres préconise une solution politique AIP Une journée organisée en l’honneur des enseignants de l’UFRICA de l’Université Félix Houphouët Boigny AIP Mise en œuvre des CND : le ministère de l’Environnement lance un appel à projet (Communiqué) AIP La Côte d’Ivoire enregistre une avancée significative dans la lutte contre le changement climatique (Ministre) AIB Soum: L’armée burkinabè pulvérise des pick-up chargés de carburant et de munitions

PM pede anuência dos partidos para levar ao Parlamento uma lei anti-nepotismo e de incompatibilidade


  24 Novembre      45        Politique (25287),

 

Cidade da Praia, 24Nov (Inforpress) – O Governo está disponível para voltar a levar a lei de incompatibilidades aos Parlamento juntamente com uma lei anti-nepotismo por forma a garantir transparência na administração pública, sendo que para tal é necessário construir consenso entre os partidos.
Essa dissipabilidade foi apresentada pelo primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, durante o debate parlamentar com os deputados sobre “a transparência como factor de desenvolvimento” realizado hoje a pedido do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV).
Ulisses Correia e Silva lembrou que o seu governo, logo no início do mandato anterior, tinha apresentado uma lei das incompatibilidades para separar o exercício de cargos partidários dos cargos públicos, e acabar com a despartidarização da administração, que não foi aprovada porque o PAICV não permitiu.
“Nós trouxemos aqui esta lei que era um primeiro sinal muito claro e aplicável a todos. Até é muito pedagógico saber que o Estado se dirige nesse sentido. A lei não foi aprovada porque o PAICV chumbou porque exige dois terços”, frisou.
No entanto, adiantou que se os partidos estiverem de acordo para construírem uma maioria qualificada o Governo levará novamente essa lei ao parlamento para que os sujeitos parlamentares deixem, de facto, de fazer este debate permanentemente sobre a questão da transparência.
Ulisses Correia e Silva disse ainda que o Governo quer apresentar uma iniciativa que carece da maioria qualificada e vontade política dos três partidos com assento parlamentar é uma lei anti-nepotismo, que seja válida para a administração central e administração municipal.
“Já fizemos muito e devemos continuar a fazer para melhorar a transparência na administração pública, a nível da gestão dos recursos financeiros, das aquisições públicas, a nível de sistema de informação e como disse não é processo acabado, vamos ter que melhorar ainda mais”, sustentou.
“Portanto, é preciso uma lei, porque fica na cabeça de cada um e na interpretação de cada um o que é o conceito de nepotismo para evitar isso preciso, de facto, que se defina o quadro legal”, explicou.
Na sequência, o deputado UCID, João Santo Luís, que antes afirmara que a questão a transparência está nas atitudes, pediu que mesmo sem a aprovação da lei da incompatibilidade de anti-nepotismo que o Governo dê um sinal e que não faça aquilo que o Governo do PAICV esteve a fazer nos 15 anos de governação.
Já o PAICV, pela voz do deputado Rui Semedo, foi peremptório em afirmar que não é a lei das incompatibilidades que resolve o problema, a semelhança do que o deputado UCID afirmou que a solução passa pela mudança de atitude e comportamento e a prática.
Rui Semedo disse que depois da lei da incompatibilidade o Governo nomeou vários dirigentes partidários para cargos públicos, pelo que considerou que este é um problema que está enraizado no seio do actual governo e do partido que o sustenta.
Ao voltar a usar a palavra, Ulisses Correia e Silva explicou que não é pelo facto de uma pessoa ser dirigente partidário que ele fique impossibilitado de exercer cargos públicos.
O chefe do Governo explicou que aquilo que preconizou com a lei de incompatibilidade e tem estado a cumprir é garantir a não acumulação dos cargos políticos com cargos públicos para evitar a confusão de papéis como acontecia no Governo PAICV, em que membros das comissões políticas concelhias eram ao mesmo tempo delegados dos ministérios e institutos públicos e até candidatos a presidente de câmaras municipais.
Ulisses Correia e Silva sublinhou que a lei é precisamente para promover essa mudança de atitude e comportamentos que os partidos da oposição defendem.

Dans la même catégorie