MAP L’Angola compte réduire ses émissions de carbone de plus de 14 % d’ici 2025 (responsable) APS SENEGAL-CULTURE / Une cérémonie officielle de la Journée mondiale du livre et de la lecture, mardi, au centre Aminata-Mbaye APS ETHIOPIE-AFRIQUE-CLIMAT / Changement climatique : les CDN doivent être davantage prises en compte, selon des chercheurs APS SENEGAL-SERVICES / Cheikh Tidiane Dièye : ‘’Il faut que les Sénégalais aient accès à une eau de qualité et à des coûts raisonnables’ APS SENEGAL-AFRIQUE-MEDIA / Un journaliste burkinabè évoque les enjeux du fact-cheking ANP Diffa: Série de visites de la Ministre de l’éducation nationale dans les services relevant de son département APS AFRIQUE-HYDRAULIQUE-COOPERATION / Gestion des bassins transfrontaliers : les Etats africains invités à développer l’hydro-diplomatie (officiel) MAP Tournoi de l’UNAF (U17)- 3ème journée: Match nul entre le Maroc et la Libye (1-1) MAP Le Maroc prend part à Abuja à la Réunion africaine de haut-niveau sur la lutte contre le terrorisme MAP Une délégation de la Banque Centrale de Mauritanie en visite de travail à l’Office des Changes

PM sugere articulação no processo de planeamento de Santo Antão que abarca “matérias horizontais” como aeroporto e o porto


  21 Juillet      18        Société (45083),

 

Porto Novo, 21 Jul (Inforpress) – O primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, sugeriu hoje, em Santo Antão, a necessidade de haver “um processo articulado” de planeamento da ilha, que tenha em conta “matérias horizontais” como o aeroporto e ampliação do porto do Porto Novo.
Ulisses Correia e Silva falava na apresentação do Plano Estratégico de Desenvolvimento Sustentável do município do Porto Novo, que destaca, de entre outros projectos, a construção do aeroporto e extensão do cais acostável, infra-estruturas “para servir toda a ilha de Santo Antão”.
No entender do chefe do Governo, o que está desenhado neste plano estratégico, que está articulado com Plano Estratégico de Desenvolvimento Sustentável de Cabo Verde, é “válido, mesmo neste contexto actual”, marcado pela pandemia de covid-19.
“O que está desenhado no plano em relação a Santo Antão é válido, mesmo no período pós com covid-19. Vamos agora é fazer um grande trabalho de mobilização de recursos num contexto difícil”, avançou Ulisses Correia e Silva.
A pandemia do novo coronavírus mudou, “de forma significativa”, o actual contexto em Cabo Verde, “mas não altera a visão, nem grandes orientações estratégicas de desenvolvimento de Cabo Verde”, avançou o primeiro-ministro.
O edil do Porto Novo, Aníbal Fonseca, acredita que este município, apesar dos “problemas sérios” que enfrenta a nível do desemprego e da pobreza, pode dar “um grande contributo” ao processo de desenvolvimento de Cabo Verde.
“Porto Novo tem todas as condições para isso, apesar dos problemas sérios a nível do desemprego e da pobreza. São indicadores menos favoráveis, mas temos condições para vencer estes desafios e caminhar para o desenvolvimento econômico e sustentável do nosso município”, notou o autarca.
Para o presidente da câmara, a “ambição” do Porto Novo é ser “um município modelo” e com todas as condições para ser “uma grande centralidade” da ilha de Santo Antão.
Este concelho, com mais de 17 mil habitantes, precisa de “grandes infra-estruturas” mas, também, de dinamizar os sectores económicos, como a pesca, o turismo, as indústrias agro-alimentar, adiantou Aníbal Fonseca.
No âmbito do Plano Estratégico de Desenvolvimento Sustentável do município do Porto Novo, horizonte 2030, projectos estão a ser executados pela câmara, em articulação com o Governo e há as grandes infra-estruturas, caso do aeroporto, do prolongamento do porto, das bacias hidrográficas e das estradas de penetração, explicou o edil.

Dans la même catégorie