MAP Sénégal/Paludisme : 199 décès sur 7196 cas d’hospitalisation recensés en 2023 (responsable) MAP Madagascar et le FMI examinent la reconduction de deux accords de financement MAP Mme Akharbach salue à Abidjan la pertinence de la résolution de l’ONU sur l’IA initiée par le Maroc et les Etats-Unis ACI Congo/Culture: Zous Suprême entend promouvoir la femme africaine ACI Congo/Société: Le Sénat adopte la création d’une agence nationale pour la réinsertion des jeunes ACI Congo/Société: Roger Oyéré réfute les allégations de vente de bébés à l’hôpital de Talangaï AIP Des acteurs échangent sur l’élaboration d’un plan stratégique de lutte contre le travail des enfants AIP La troisième édition du Salon africain du football, prévue du 28 au 29 juin à Abidjan AIP Les transformateurs de la noix de cajou peinent à s’approvisionner face aux exportateurs asiatiques autorisés à acheter à l’intérieur AIP Le salon des Mamans prévu en octobre à Abidjan

Polícia Judiciária promove feira de saúde para os seus funcionários


  9 Décembre      53        Santé (15372),

 

Cidade da Praia, 09 Dez (Inforpress) – A Polícia Judiciária (PJ) promoveu hoje, uma feira de saúde destinada aos seus funcionários, no sentido de dar uma atenção especial à saúde desses colaboradores, que muitas vezes têm dificuldades de procurar um centro de saúde.

Em declarações à imprensa, o director central de investigação criminal da Polícia Judiciária, Euclides Mascarenhas, disse que esta feira é muito importante na prevenção das doenças e proporcionando a saúde e o bem-estar dos seus colaboradores.

“Como sabemos muitos funcionários têm dificuldades no dia a dia de procurar um centro de saúde para saber do seu estado de saúde que é um “bem precioso” de todos nós, onde devemos preservá-la, conservá-la e procurá-la, por isso esta feira tem mais valia para eles”, sublinhou.

Por sua vez, a enfermeira e coordenadora dos alunos universitários da Única, Nelita Santos, aproveitou a ocasião para apelar a todas as instituições do país a tomarem a iniciativa de realizarem uma feira deste género, porque só assim se consegue prevenir muitas doenças.

Nelita Santos afirmou ainda que durante as feiras realizadas em Cabo Verde, as principais doenças encontradas é a pressão arterial e diabetes, entre outras, por isso aconselha as pessoas para apostarem na prevenção cuidando da sua saúde através da procura mais cedo de um centro de saúde para fazerem um diagnóstico geral da sua saúde, acompanhado do exercício físico e uma boa alimentação.

“De todas as feiras que participamos, notamos que a maioria dos trabalhadores não procuram um centro de saúde devido a correria do dia a dia, e quando analisamos o seu estado de saúde, e, muitas vezes, já estão num nível muito complicado, por isso temos que apostar na prevenção”, finalizou.

Esta feira de saúde, que aconteceu no pátio desta instituição, em Achada Grande Frente, na Cidade da Praia, contou com a adesão dos colaboradores e teve como especialidades, despiste de glicemia, medição tensão arterial e rastreio dos cânceres da próstata e da mama.

Além disso, contou igualmente com a doação de sangue dos voluntários que vai reforçar o ‘stock’ do Banco de Sangue do Hospital Universitário Dr. Agostinho Neto.

Dans la même catégorie