AGP Dialogue national : le président Oligui Nguema échange avec les membres du bureau AGP Gabon : Bientôt un recensement des biens de l’Etat AGP Coopération Gabon-France : un forum économique en perspective APS SENEGAL-PRESIDENTIELLE / Bassirou Diomaye Faye reçu en audience par Macky Sall MAP Afrique du Sud: Zuma exclu des prochaines élections (Commission électorale) MAP La CAF annonce les dates des finales de la Ligue des Champions et de la Coupe de la Confédération MAP Afrique du Sud: 45 morts dans un accident d’autocar au Limpopo APS SENEGAL-ITALIE-TRANSPORTS / ITA Airways va inaugurer en juillet une ligne Rome-Dakar APS SENEGAL-ENVIRONNEMENT / Bonne amélioration des taux d’accès à l’eau et à l’assainissement (expert) ANP Signature de convention entre le Niger et la Société WAPCO Niger pour un programme de formation de talents à Southwest Petroleum University de Chine

Política/Presidente da ANP reafirma que não reconhecem a figura de 1º vice-primeiro-ministro


  3 Décembre      16        Politique (25166),

 

Bissau, 03 dez 20 (ANG) – O Presidente da Assembleia Nacional Popular(ANP) reafirmou hoje que os deputados não reconhecem a figura de 1º vice- primeiro-ministro, cargo atribuído ao dirigente do Madem G-15, Soares Sambú.

Cipriano Cassamá que falava no período antes da Ordem do Dia, sustentou que a orgânica do governo é o primeiro instrumento a ser oficializado por um Decreto presidencial, antes da formação do elenco governamental e não ao contrário.

Acrescentou que a aprovação da nova orgânica do governo que introduz a figura do vice-primeiro ministro, implica a queda automática do actual governo.

O presidente do hemiciclo encorajou aos deputados a apresentarem uma queixa no Supremo Tribunal de Justiça contra a introdução na orgânica do governo da figura do 1º vice-primeiro ministro, não se limitando só a dizer que acção do executivo é ilegal.

Ainda neste período, o deputado Cipriano Mendes pediu a intervenção das autoridades no sector de Caió, região de Cacheu, para evitar possível conflito entre a população e as pessoas que exploram a areia naquele sector.

Mendes justificou o apelo com o bloqueio da via de acesso ao sector por parte dos populares, sob pretexto de que não beneficiam da referida exploração da areia.

O Presidente da Comissão Especializada para a Defesa e Poder Local, José Carlos Macedo qualifica de falta de respeito a exoneração do Administrador do Sector de Bubaque, após ter reunido com os elementos da comissão especializada da ANP que deslocou àquela localidade, durante o período em que estão de férias para se inteirar das denuncias sobre o alegado tráfico de crianças por uma cidadã estrangeira na ilha, cujo o nome não mencionou.

Para além disso, considerou igualmente de uma humilhação a afectação do pessoal de segurança à referida cidadã estrangeira, que o Presidente da Comissão Especializada acusa de estar a praticar o tráfico dos menores na região de Bolama Bijagós, concretamente no sector de Bubaque.

José Carlos Macedo denunciou o que considera “cobrança exorbitante” dos transportes de Bissau para as ilhas, e pede a intervenção da ANP junto do ministro dos Transportes para que os preços praticados sejam reduzidos.

Os deputados da nação levantaram várias questões ligadas a vida social, nomeadamente aumento do preço de uniforme escolar, e dizem que vai contribuir para o aumento da taxa de abandono escolar este ano, se as medidas corretivas não foram tomadas.

Os preços dos uniformes escolares variam entre cinco e sete mil e quinhentos fcfa , razão pela qual foi solicitada ao Ministério da Educação a baixar esses preços.

Os deputados pediram ao Governo para, através do Ministério da Educação, acompanhar o processo de colocação dos professores e alegam que a maioria acaba por não se comparecer nas localidades para onde foi colocado.

Em relação ao sector de saúde, a deputada Cadi Seide disse que no país regista-se um certo desinteresse em relação ao uso de máscaras, pelo que pede medidas corretivas.

E o deputado Manuel Irénio Nascimento Lopes pediu medidas contra os bloguistas que andam a insultar figuras públicas nas redes sociais.

Dans la même catégorie