MAP L’envoyé du Président du Conseil présidentiel libyen exprime les remerciements de son pays à SM le Roi pour le soutien constant à la cause libyenne et souligne l’importance du renforcement de l’UMA APS SENEGAL-ECONOMIE / Saer Niang dit pourquoi le Sénégal mise sur les achats publics durables APS SENEGAL-MONDE-CLIMAT / Changement climatique : plus de 70% des travailleurs exposés aux risques sanitaires (OIT) APS SENEGAL-GOUVERNANCE / Mise en place d’un observatoire national de la démocratie participative APS AFRIQUE-MONDE-DEVELOPPEMENT / 10ème FRADD : le secrétaire exécutif de la CEA relève ‘’l’urgente” nécessité de se remettre sur la bonne voie pour atteindre les ODD – Agence de presse sénégalaise APS AFRIQUE-MONDE-DEVELOPPEMENT / Le 10 ème FRADD offre une nouvelle opportunité aux pays africains (officiel) ANP Ouverture du Forum sur les droits et inclusion numériques à Accra au Ghana Inforpress UCID considera que Governo deve “assumir em pleno” a questão dos voos inter-ilhas Inforpress Planalto Norte: Criadores com dificuldades em encontrar milho no mercado pedem apoio ao Governo na compra de ração Inforpress Língua Inglesa: Mais acesso a tecnologia contribuiu muito para melhoria do ensino e aprendizagem – professora

Política/Presidente da República nega ser mentor da criação do PTG, liderado por Botche Candé


  20 Décembre      26        Politique (25356),

 

Bissau,20 dez 21(ANG) – O Presidente da República refutou as informações que estão a ser veiculadas na praça pública, segundo as quais terá sido ele o mentor da recém criada formação política denominada Partido dos Trabalhadores Guineenses(PTG), cujo presidente é o actual ministro de Estado da Ordem Pública e do Interior, Botche Candé.
Em declarações à imprensa à margem da cerimónia de inauguração da fábrica de farinha de trigo, Umaro Sissoco Embalo disse que foi ele quem, de facto, fundou o Movimento para Alternância Democrática(Madem G15).

“Portanto, não posso entrar na história de criação de um outro partido. Contudo todos os cidadãos são livres de criar o partido. Mas eu tenho o meu partido que é o Madem G15 e gostaria de ter o Botche Candé neste partido”, disse.

O Presidente da República frisou que, hoje em dia, por incompatibilidade com as suas funções não pode ter militância partidária.

“Contudo, não devem esquecer que o Madem G15 é o meu filho e as pessoas que estão a falar desse partido hoje em dia, nem sabem como foi fundado. Por isso, não têm legitimidade de falar sobre o Madem. As pessoas que querem acabar com este partido serão expulsos dele”, afirmou.

Perguntado sobre o alegado acordo de exploração do petróleo assinado com o seu homólogo senegalês, Macky Sall e que foi na semana passada anulado pelos deputados da Nação, Umaro Sissoco Embalo qualificou de “teatro” a decisão do parlamento guineense.

“A Assembleia Nacional Popular não tem competência para anular uma decisão do Presidente da República, essas prerrogativas não existem nem no seu regimento e nem na Constituição da República”, sustentou.

Umaro Sissoco Embaló disse que existem mecanismos de como as coisas devem andar, frisando contudo que, o que assinou com o seu homólogo senegalês, é um acordo de cooperação e não de exploração do petróleo.

“Quando assinei o referido acordo com o Presidente do Senegal, peguei o conteúdo do acordo e entreguei-o à ministra de Estado dos Negócios Estrangeiros e ela por sua vez entregou-o ao primeiro-ministro”, disse.

O chefe de Estado salientou que o primeiro-ministro tinha que agendar a sua discussão no Conselho de Ministros para ser discutido em Conselho de Ministros tendo em conta que ele sozinho não é o Governo mas sim todo o colectivo ministerial”, sublinhou.

Acrescentou que, após o documento ser discutido e aprovado em Conselho de Ministros é que deveria ser remetido ao Parlamento para efeitos de ratificação.

O alegado acordo de exploração do petróleo na zona de gestão conjunta entre os dois países, assinado no passado dia 14 de Outubro de 2021, entre Umaro Sissoco Embaló e Macky Sall, previa 70 por cento para o Senegal e 30 para a Guiné-Bissau.

Em 1993, os ex. Presidentes da Guiné-Bissau, João Bernardo Vieira e Abdou Diouf do Senegal haviam assinado um acordo de partilha de recursos petrolíferos na referida zona, em que 85 por cento de exploração de hidrocarbonetos seria para o Senegal e 15 para a Guiné-Bissau

Dans la même catégorie