MAP L’envoyé du Président du Conseil présidentiel libyen exprime les remerciements de son pays à SM le Roi pour le soutien constant à la cause libyenne et souligne l’importance du renforcement de l’UMA APS SENEGAL-ECONOMIE / Saer Niang dit pourquoi le Sénégal mise sur les achats publics durables APS SENEGAL-MONDE-CLIMAT / Changement climatique : plus de 70% des travailleurs exposés aux risques sanitaires (OIT) APS SENEGAL-GOUVERNANCE / Mise en place d’un observatoire national de la démocratie participative APS AFRIQUE-MONDE-DEVELOPPEMENT / 10ème FRADD : le secrétaire exécutif de la CEA relève ‘’l’urgente” nécessité de se remettre sur la bonne voie pour atteindre les ODD – Agence de presse sénégalaise APS AFRIQUE-MONDE-DEVELOPPEMENT / Le 10 ème FRADD offre une nouvelle opportunité aux pays africains (officiel) ANP Ouverture du Forum sur les droits et inclusion numériques à Accra au Ghana Inforpress UCID considera que Governo deve “assumir em pleno” a questão dos voos inter-ilhas Inforpress Planalto Norte: Criadores com dificuldades em encontrar milho no mercado pedem apoio ao Governo na compra de ração Inforpress Língua Inglesa: Mais acesso a tecnologia contribuiu muito para melhoria do ensino e aprendizagem – professora

Política/Presidente do partido Luz defende necessidade dos recursos do Estado serem utilizados em benefício da população em geral


  8 Février      201        Politique (25356),

 

Bissau, 08 Fev 23 (ANG) – O Presidente do recém criado partido político da Guiné-Bissau denominado Luz, defendeu , terça-feira, a necessidade dos recursos de Estado serem aplicados em benifício da população em geral, e não para satisfação de interesses pessoais.

Lesmes Monteiro falava à saída de uma audiência com o Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló, no âmbito de visitas que realiza à diferentes instituições estatais, partidos políticos e sindicatos.

“Achamos que os recursos de Estado devem ser canalizados para a população em geral e que não deve haver pessoas ou instituições que açambarquem os mesmos para os seus benefícios particulares ou para fins que não coincidem com o bem-estar do povo”, defendeu aquele líder partidário.

O Presidente do Partido Luz sustentou que o Estado deve fazer o seu trabalho no sentido de levar à justiça pessoas que estão a usar os seus poderes para “infernizar” a vida do povo guineense.

“Há separação de poderes na Constituição da República da Guiné-Bissau, o que demonstra que não cabe ao Presidente da República fazer a justiça, mas pode usar a sua influência junto dos tribunais para o efeito ”, disse Monteiro.

O líder político disse que manifestou as suas preocupações ao Presidente da República sobre a Educação e Saúde que diz serem o foco principal do partido.

Acrescentou que abordaram ainda a questão da corrupção, uma vez que segundo ele, a Guiné-Bissau foi destacado como um dos países mais corrupto à nível da Comunidade dos Países da Língua Portuguesa (CPLP) no Índice de Transparência Internacional.

“Tivemos a oportunidade de enaltecer o Presidente da República pelos progressos que constatamos nos últimos tempos, sobretudo no que toca com a progressão positiva da imagem do país”, disse Monteiro.

Destacou que a Guiné-Bissau está a inserir, de novo, nos concertos das nações, porque, nos últimos tempos, se assiste visitas de vários chefes de Estados, vários responsáveis de diplomacia, o que para Lesmes Monteiro constitui um motivo de satisfação do novo partido político do país.

O Presidente do Partido Luz disse ainda que também tiveram a oportunidade de manifestar o agrado do partido que dirige sobre a melhoria das vias de acesso da capital Bissau, as construções que estão sendo levadas a cabo pelo Governo, e a dignificação das Forças Armadas em termos de materiais, entre tantas outras ações.

“Aproveitamos a ocasião para manifestar a nossa solidariedade enquanto partido, uma vez que estamos no mês de Fevereiro, um mês no qual o ato da tentativa de golpe de Estado de 2022 que ceifou a vida de alguns jovens completou um ano ”, lamentou.

Luz é um novo partido político da Guiné-Bissau que foi legalizado no dia 12 de Dezembro do ano findo, com o objetivo de, segundo Monteiro, lutar para o bem-estar da nação guineense sobretudo no que toca com a governação inclusiva.

O seu líder Lesmes Monteiro, de 37 anos de idade, é jurista e foi um dos ativistas que se notabilizaram durante a presidência de José Mário Vaz (2014-2020), com a promoção de vários protestos de rua, no âmbito de um chamado “Movimento de Cidadãos Conscientes e Inconformados

Dans la même catégorie