ANG Sociedade/Diretor de Serviços de Estatística confirma que Bissau dispõe de maior densidade populacional do país com 457.564 habitantes AIP Lutte contre la drépanocytose: une experte plaide pour l’obligation du dépistage précoce ANG Saúde pública/Governo e Parceiros celebram hoje Dia Mundial de Luta contra o Paludismo ANG Politica/Coligação PAI/Terra Ranka acusa governo de ser “incapaz” de resolver problemas sociais AGP Guinée : Des étudiants de la 14ème promotion de l’Université de Sonfonia contestent les mentions portées sur leur diplôme AGP Guinée/CNT : Trois importants projets de loi adoptés par les conseilleurs nationaux AGP Guinée : Des investisseurs britanniques reçus par le ministre de l’Economie et des finances ANG 25 de Abril/Iniciativa da “Década do Retorno” exige Presidente de Portugal uma resposta sobre reparações de Guerra para colonização AGP Gabon : Le président Oligui Nguema inaugure l’École du Prytanée militaire de Lalala MAP Le PAP lance à Nairobi des consultations publiques sur l’égalité des sexes

“Por experiência própria posso dizer que a educação começa em casa” – primeira dama


  4 Octobre      13        Education (7134),

 

Cidade da Praia, 04 Out (Inforpress) – A primeira-dama, Débora Carvalho, destacou segunda-feira, na Cidade da Praia, o papel importante da família na educação dos filhos, tendo sublinhado que por “experiência própria” pode afirmar “duplamente” que a educação começa em casa.
Débora Carvalho discursava esta tarde no acto de lançamento oficial da campanha Nacional de Início das aulas, sob lema “Mi é Primeru Professor de nhaFidjo” (sou o primeiro professor do meu filho), promovida pela Federação Nacional das Associações Comunitárias (FCAC).
“Por experiência própria posso dizer que duplamente a educação começa em casa, até porque muitas crianças não têm a oportunidade de ir para uma creche, jardim infantil antes de iniciarem toda a vida académica e mesmo que fizer todo este percurso, há valores que nós aprendemos é na família”, enfatizou a primeira-dama.
O primeiro espaço onde se aprende a respeitar e aceitar as diferenças, tomar decisões em grupo é no seio família, em casa, disse, salientando que a “maior responsabilidade da educação” é da família, da qual a escola faz parte.
“Se tivemos aqui um triângulo e tivermos que dar nome a cada vértice do triângulo a escola é apenas um dos vértices, e, quiçá, a educação estará no topo do vértice, mas na base estará certamente a família, e outro vértice importante que é educação por via da comunidade, sociedade, onde estamos inseridos”, sustentou Débora Carvalho.
A família, prosseguiu, tem a obrigação de passar às crianças os valores da decência, da honestidade, do respeito, da solidariedade, e também do trabalho.
“Os pais não devem ignorar outrossim o papel transformador de conselho, de cuidado que com amizade e amor lapidam os sonhos e enobrece a alma. O ano letivo já se iniciou com cerca de 120 mil crianças e é nossa a responsabilidade de estarmos presentes”, frisou.
Por seu lado, o presidente da Federação Nacional das Associações Comunitárias (FCAC), Denilson Monteiro, avançou que a Campanha Nacional de Inicio das Aulas do ano letivo 2022/23, lançada a 19 de Setembro nas redes sociais e agora oficializada, tem por objectivo a sensibilização dos pais e encarregados de educação à participação activa na vida escolar dos seus educandos, mostrando que são eles os primeiros professores dos seus filhos ou educandos.
“Pretendemos chamar aos pais e encarregados de educação a atenção no que tange ao acompanhamento dos filhos nas escolas, visto que temos muitas situações em que os pais mandam os filhos para a escola e não fazem o devido acompanhamento”, sublinhou Denilson Monteiro.
Os valores transmitidos em casa são reflectidos nas escolas pelos filhos, ressalvou o mesmo, apontando que tem vindo a receber várias opiniões positivas, pelo que a associação pretende levar esta campanha até o final o ano lectivo e que está aberta a todo o auxílio das entidades que queiram apoiar a causa.
“Pretendem realizar junto dos pais palestras, conversas abertas nas mais diversas escolas do País, do primário ao ensino superior”, comunicou.

Dans la même catégorie