ANP Niger : Le Parti MPR Jamhuriya investit son président Albadé Abouba candidat aux élections présidentielles 2020-2021 ANP Le Niger à la tête du conseil de sécurité de l’ONU : Conférence grand public à Niamey pour expliquer les enjeux ANP Maradi : Les acteurs politiques à l’école de la gestion des dossiers de candidature pour les élections 2020-2021 ANP Niamey: Le gouvernement entend reloger les sinistrés des inondations dans un camp aménagé AIP Côte d’Ivoire-AIP/Covid-19: remise de kits sanitaires au district d’Adiaké AIP Côte d’Ivoire-AIP/ L’Imam central de Bondo intronisé AGP Gabon : Le directoire du CLR reçu au siège du PDG MAP « Africa Innovation Week 2020 »: L’EMSI remporte le Grand Prix et quatre médailles d’or AGP Gabon/Covid-19: Une opération d’appui aux personnes vulnérables lancée à Libreville AGP Gabon: Le Syndicat la Sentinelle souhaite des réformes profondes de la Marine marchande

Porto Novo/Ano Agrícola: Agricultores na expectativa quanto à eficácia do combate à praga da lagarta do cartucho-do-milho


  7 Septembre      8        Agriculture (1496),

   

Porto Novo, 07 Set (Inforpress) – Muitos agricultores no concelho do Porto Novo, em Santo Antão, desconfiam da eficácia do trichogramma, inimigo natural da lagarta do cartucho-do-milho, lançado nos últimos dias, neste concelho.

Em Alto Mira, um dos vales agrícolas mais atingidos pela lagarta do cartucho-do-milho, os agricultores preferem “um método mais eficaz e com resultados imediatos” no combate a esta praga, que está a pôr em risco a produção do milho, em todas as zonas agrícolas.

Quem o diz é o presidente da Associação dos Agricultores de Alto Mira, Ederlino Fortes, segundo o qual os lavradores duvidam que essa forma de combater a lagarta do cartucho-do-milho seja eficaz e produza os resultados anunciados.

“Alguns agricultores estão na expectativa, mas outros não acreditam neste método, já que os resultados demoram a surgir. Até lá, esta praga já terá destruído a cultura do milho em Alto Mira”, avançou este responsável.

O agricultor porto-novense Armindo Duarte disse que, de facto, muitos agricultores desconfiam da eficácia do trichogramma, inimigo natural da lagarta do cartucho-do-milho, já que os resultados só deverão aparecer dentro de um a dois anos.

Técnicos do Instituto Nacional de Investigação e Desenvolvimento Agrário (INIDA) e da delegação do Ministério da Agricultura e Ambiente (MAA) no Porto Novo procederam ao lançamento de Trichogramma, inimigo natural da lagarta do cartucho-do-milho, nos diferentes vales agrícolas.

A libertação no terreno do Thogramma na luta contra a praga da lagarta do cartucho-do-milho (Spodoptera frugiperda) insere no âmbito da política de luta biológica e visa mitigar os efeitos de invasão desta e de outras pragas que este parasitoide pode controlar, segundo uma nota do MAA.

A lagarta do cartucho é uma praga relativamente nova em Cabo Verde e está a ser controlada pelos serviços do MAA, tendo por base uma equipa de investigação liderada pelo INIDA, desde 2016.

Até ao mês de Outubro, as equipas do MAA estarão no terreno a controlar esta praga, no sentido de garantir “um ano agrícola bem-sucedido”, refere ainda a nota.

No Porto Novo, até agora vinha sendo implementado um plano de prevenção e combate a essa praga, que incidia, essencialmente, na realização de acções de informação, sensibilização e capacitação dos agricultores e técnicos em relação a essa praga.

A praga da lagarta-de-cartucho-de-milho, que ataca a cultura do milho ao longo de todo o processo de crescimento, floração e fortificação, atinge várias zonas agrícolas do município do Porto Novo, como Casa de Meio, Chã de Mato/Ponte Sul, Jorge Luís, Martiene, Alto Mira.

Dans la même catégorie