APS SENEGAL-EDUCATION / Abdourahmane Diouf prend le pouls de la Cité du savoir ANP SENUM 2024: Les trois ministres de la communication de l’AES au Projet de Village Intelligent (PVI) Inforpress ‘Street Basket’: Fundação Fidel Mendonça leva “Team Cabo Verde Tubarões Azuis” à França Inforpress Santo Antão: Júlio Ascensão Silva alerta para a gravidade da situação da perda do poder de compra em Cabo Verde Inforpress Presidência da República promove terceira conferência da Década do Oceano na ilha do Sal Inforpress Preços dos produtos importados aumentaram 1,8% em Março Inforpress “Operação Menos Plástico” resulta na apreensão de grande quantidade de sacos plásticos importados ilegalmente Inforpress Fogo: Comité de Turismo Juvenil é uma forma dos jovens terem voz em matéria do turismo – responsável Inforpress Loco MusicCompany recebe autorização para emitir códigos internacionais de gravação padrão AIB La société minière Iamgold Essakane félicitée par le gouvernement pour son exemplarité

Porto Novo/Tarrafal de Monte Trigo: Mar revolto invade casas e coloca em perigo as famílias


  3 Février      30        Environnement/Eaux/Forêts (6451),

 

Porto Novo, 03 Fev (Inforpress) – O mar revolto que se faz sentir há três dias no Tarrafal de Monte Trigo, Porto Novo, Santo Antão, está a invadir as habitações e a colocar em perigo as famílias que vivem na zona de Praia.
O representante das autoridades marítimas no Tarrafal de Monte Trigo, Simão Évora, confirmou à Inforpress que a situação é de pânico no seio das famílias, cujas casas estão a ser invadidas pelo mar bravo, colocando em perigo a vida dessas pessoas.
Para suster a fúria do mar, os moradores estão a montar barreiras com sacos de areia, mas, mesmo assim, o mar não tem poupado as habitações na baía do Tarrafal de Monte Trigo, zona de Praia.
“Estão a correr sérios riscos”, avançou este responsável, adiantado que uma idosa, cuja residência foi afectada, teve que ser socorrida.
O presidente da Associação dos Pescadores do Tarrafal de Monte Trigo, Isaías Pires, informou que “há muito tempo” não se via “o mar do Tarrafal tão furioso”.
“Está a colocar em perigo as casas e a paralisar por completo a actividade pesqueira na localidade”, precisou a mesma fonte.
O mar revolto está também a condicionar a circulação rodoviária na localidade, provocando danos na estrada de acesso à baía do Tarrafal.
As famílias insistem na necessidade de se avançar com o muro de protecção das casas na baia do Tarrafal de Monte Trigo, onde o mar revolto, além de destruir equipamentos sociais, tem estado, praticamente todos anos, a invadir casas.
O Ministério da Administração Interna, através do Serviço Nacional da Protecção Civil (SNPC), tem manifestado a sua “disponibilidade” em discutir com as autoridades municipais um plano de intervenção nessa zona, que está exposta à “acção muito severa” do mar, neste período do ano.

Dans la même catégorie