AGP Guinée: Les coordinateurs du PN-RAVEC nommés par le président de la République AGP Guinée : Le Ministre Alpha Bacar Barry lance les activités préparatoires des Jeux Universitaires 2024 AGP Guinée/Procès du 28 septembre : L’audience renvoyée au 13 mai pour les plaidoiries et réquisitions ANG Política/”Governo decidiu aumentar preços de arroz devido a incapacidade de subvencionar empresas importadoras”, diz Secretário de Estado de Tesouro MAP Un Marocain à la tête de la mission de l’OMS au Soudan MAP Afrique: Un déficit de financement des ODD à environ 1.600 milliards USD (Rapport) MAP Le Maroc et l’Angola unis par un «partenariat actif» au sein de l’Union africaine (ambassadrice) AIP Les nouveaux certifiés en MDDCT exhortés au respect des valeurs clés pour une réussite professionnelle ANG Cooperação/PR defende necessidade de mais esforços coletivo para fazer face à situação de alterações climáticas no litoral da sub região ANG Desporto/Sport Bissau e Benfica mantém-se isolada na liderança da Guiness-Liga

Portugal: Distinguidos como 100 personalidades da lusofonia agradecem e partilham reconhecimento com todos


  6 Décembre      24        Leadership Africain (162),

 

Lisboa, 06 Dez (Inforpress) – Os distinguidos cabo-verdianos que fazem parte da lista das 100 personalidades negras do ano da lusofonia para a revista ‘Bantumen’ agradecem e dedicam o reconhecimento a todos que acreditam no que fazem e com dedicação.

A Inforpress conseguiu falar com a pugilista internacional cabo-verdiana residente em Portugal e que ocupa o 11º lugar no ranking mundial, na sua categoria de peso médio (- 66kg), Nancy Moreira, que afirmou ser um orgulho saber que todo o seu esforço está a ser reconhecido e que a sua dedicação à modalidade e ao País “não está a ser em vão”.

Para ela, continuar a influenciar jovens mulheres, mães e donas de casa “é sem dúvida uma grande vitoria”, considerando que o prémio não é só dela, mas de todos os cabo-verdianos que a tem apoiado nas suas competições pelo mundo fora.

“Resta apenas esperar que o meu próprio País [autoridades] valorize o meu esforço e dedicação ao País, fazendo o pagamento de medalhas em atraso desde 2019, Campeonato Mundial em que fui sozinha e agora recentemente a medalha de prata nos Jogos Africanos em Moçambique. Isso sim me deixa triste. Quando eu tenho de elevar o nome do País, muitas vezes com esforço monetário meu acaba por ser frustrante”, lamentou.

A atleta olímpica de 34 anos Nancy Moreira, que este fim-de-semana conquistou o segundo lugar na sua categoria no torneio internacional Algarve Box Cup 22, actualmente, ambiciona conseguir a qualificação para os Jogos Olímpicos de Paris 2024.

Também à Inforpress, o vice-presidente da Associação Cavaleiros de São Brás, situada no Casal da Boba, na Amadora, José “Sinho” Baessa de Pina, afirmou que a distinção não é só dele, já que é uma continuidade de gerações que tem dado o seu contributo associativo, voluntariado e empreendedores nas várias comunidades suburbanas da periferia de Lisboa.

“Quando falo, represento um todo, por isso, essa distinção também representa um todo e, sim, dá-me alento e resiliência para continuar a usar a minha voz e o meu intelectual que só fará sentido quando as questões que defendo forem concretizadas com resultados positivos, como a habitação, os doentes evacuados, a integração ou o racismo”, frisou.

José Baessa de Pina nasceu em Portugal, mas diz-se cidadão afrodescendente, fruto dos lugares por onde a família passou, obrigada a fugir da fome de 47 em Cabo Verde, e também criou raízes, como Angola e São Tomé e Príncipe.

Em 2021, participou no documentário “Olhares sobre o Racismo”, um filme produzido pela associação SOS Racismo, em parceria com a plataforma ‘Bantumen’ por ocasião dos 30 anos da associação.

Nas redes socias, o cantor Djodje reagiu à distinção, agradecendo o “reconhecimento e valorização” do seu trabalho e do seu posicionamento enquanto artista e personalidade da África Lusófona.

Por sua vez, Dino d’Santiago, que pelo segundo ano consecutivo faz parte da lista, disse sentir-se “orgulhoso” e a sonhar com o dia em que a ‘Bantumen’ terá a sua rádio, televisão e revista, para “dar voz” à cultura lusófona.

Na lista das 100 personalidades negras do ano da lusofonia de 2022 para a revista ‘Bantumen’, encontram-se 16 cabo-verdianos, entre os quais artistas, atletas activistas sociais e empreendedor.

O humorista Carlos “Artolash” Andrade, a cantora Soraia Ramos, o autor, compositor, intérprete e produtor Celso Morais, a activista social e presidente da Associação Colmeia, Isabel Moniz, o mentor do projecto Zé Luís Solidário, José Luís Martins, o promotor cultural Irlando Ferreira, e a apresentadora e influenciadora digital KathyMoeda, constam também da lista.

O empreendedor DominickDonk, os atletas Edy Tavares, basquetebolista a representar Real Madrid, Marina Correia, atleta de Longboard Dancing, e Pany Varela, atleta do futsal a representar Sporting de Portugal, completam a lista dos 16 cabo-verdianos.

Para além dos cabo-verdianos, da lista fazem parte nomes de Portugal, Brasil, Angola, São Tomé e Príncipe, Guiné-Bissau e Moçambique, de diversas áreas de actuação.

A ‘Bantumen’ lidera a iniciativa com o apoio das plataformas de comunicação dos sets países, que elegeram as personalidades, através de um sistema de votação que abrangeu 74 jornalistas e produtores de conteúdo.

Dans la même catégorie