MAP Protection de l’environnement: L’Arabie Saoudite lance l’initiative verte à Abidjan ANP Niger : 1600 tonnes de sucre pour parer aux besoins en ce mois béni de ramadan AGP Gabon/CNIE : la campagne de délivrance du numéro d’identification personnel s’ouvre le 3 avril prochain AGP Gabon/Vie chère : 80,3 millions F CFA de pénalités en février 2024 AGP Gabon : Le président Oligui Nguema reçoit le soutien de la diaspora gabonaise multi-continentale G10 AGP Gabon/Plan National de Développement de la Transition : un investissement de 3 000 milliards de F CFA pour 288 projets AGP Gabon/Réforme du système judiciaire : signature d’un accord de coopération entre le ministère de la Justice et le PNUD MAP Plus de 38.600 réfugiés et demandeurs d’asile enregistrés en Somalie, selon le HCR MAP Sa Majesté le Roi, Amir Al Mouminine, préside la quatrième causerie religieuse du mois sacré de Ramadan 1445 H ACI Congo/Culture: Claise Bostard Akonga entend récompenser les meilleurs artistes congolais

Portugal vai disponibilizar 150 mil euros a Cabo Verde para ajudar o País a fazer face aos estragos das chuvas


  23 Octobre      50        Diplomatie (1768),

 

Cidade da Praia, 23 Out (Inforpress) – Portugal vai disponibilizar a Cabo Verde um montante de 150 mil euros para ajudar o País a fazer face aos estragos provocados pelas chuvas de 12 de Setembro que causaram avultados estragos na Cidade da Praia.
“Trata-se de um gesto de solidariedade que o Governo de Cabo Verde muito aprecia”, disse o ministro dos Negócios e Estrangeiros e Comunidades, Luís Filipe Tavares, à margem do protocolo que assinou hoje, via on-line, com o seu homólogo português, Augusto Santos Silva relativo ao apoio extraordinário de Portugal, a fim de permitir que o arquipélago faça face aos prejuízos provocados por recente chuvas caídas.
O governante cabo-verdiano revelou que até agora o País já conseguiu “mobilizar qualquer coisa como meio milhão de euros”, isto graças à colaboração de vários parceiros.
Na ocasião, enalteceu a “solidariedade” do Governo português, na pessoa do seu ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva.
“Portugal está sempre ao lado de Cabo Verde. Tivemos outras catástrofes naturais, nomeadamente as erupções do vulcão do Fogo [em 1995 e 2014] e Portugal esteve sempre presente”, indicou Luís Filipe Tavares, acrescentando que este país europeu desde sempre tem apoiado o arquipélago na luta para fazer face às secas e, agora, no combate à pandemia da covid-19.
Falando em videoconferência com o seu homólogo Augusto Santos Silva, o chefe da diplomacia cabo-verdiana fez saber que Cabo Verde “espera muito da presidência portuguesa da União Europeia”, adiantando que o País está a preparar uma agenda com vista a discutir com Portugal em ordem a “reforçar a parceria com UE”.
“Sempre que Portugal está na presidência da União Europeia damos um passo em frente nesta parceria e é o que vamos continuar a fazer, tendo em conta que as relações entre dois países são excelentes”, indicou Luís Filipe Tavares.
Por sua vez, o chefe da diplomacia portuguesa anunciou que, além desta ajuda emergência, Portugal “está disponível a participar em outras formas de apoio, designadamente nas obras de reconstrução, em que o concurso das empresas portuguesas possa ser útil”.
Para o embaixador de Portugal em Cabo Verde, António Moniz, que presenciou o acto, a assinatura do referido acordo constitui um “momento importante” e adiantou que, brevemente, o montante acordado vai ser disponibilizado.
A cooperação entre Cabo verde e Portugal data desde os primórdios da independência do arquipélago, a 05 de Julho de 1975.

Dans la même catégorie