APS SENEGAL-AFRIQUE-SANTE / L’OMS évoque la nécessité d’assurer une ”prestation continue et équitable” des services de lutte antipaludique ATOP Le FDR à la conquête de l’électorat dans le Vo ATOP Le Prof Wolou du PSR à Tchamba ATOP LA DMP A LE CONQUETTE DU SUFFRAGE DANS LE HAHO ATOP Vo : Le parti UNIR à la conquête de l’électorat ATOP Les électeurs de Kloto promettent les trois sièges au parti UNIR AIB L’ambassadeur du Burkina en Gambie présente ses lettres de créance au président Adama Barrow AIB Burkina : 6 morts et 4 blessés dans un éboulement d’un site d’orpaillage à Tiébélé AIB Fin de formation pour une vingtaine de journalistes burkinabè en Chine AIB SNC 2024 : Le ministre des transports lance un appel à la prudence après le basculement de 5 camions sur l’axe Ouaga-Bobo

Posse de terra/Ministro da Administração Territorial enaltece papel da comunicação social na resolução dos diferendos


  14 Octobre      32        Politique (25369),

 

Bissau,14 Out 20(ANG) – O ministro da Administração Territorial e Poder Local, enalteceu hoje o papel  desempenhado pelos órgãos de comunicação social públicos e privados  na difusão de denuncias, informações  e sensibilização às populações sobre os mecanismos de resolução de conflitos ligados à posse de terra.

Fernando Dias, em declarações á imprensa, após ter visitado dez órgãos públicos e privados para lhes agradecer pelas suas contribuições para uma convivência sã entre  famílias da mesma aldeia, em diferentes localidade do país, disse reconhecer o “papel fundamental” dos media nesse sentido.

“O objectivo da nossa visita aos órgãos de comunicação social, é no sentido de vos agradecer, tendo em conta que, ao longo do processo iniciado pelo Governo da Guiné-Bissau no que toca a questão de resolução de conflitos, reconhecemos o papel importante que a comunicação social tem desempenhado no processo”, disse o governante.

Fernando Dias acrescentou que, tendo em conta o período de combate ao coronavirus, entenderam que, em parceria com as Secretarias de Estado da Comunicação Social e da Ordem Pública, devem apoiar os referidos  órgãos com  kits de limpeza como um gesto de solidariedade para a luta contra a pandemia.

O titular da pasta da Administração Territorial exortou os jornalistas no sentido de redobrarem esforços na esfera de construção da paz, salientando que o país está neste momento a precisar de contribuição de todos nesse sentido.

O secretário de Estado da Comunicação Social louvou o gesto do Ministro da Administração Territorial, frisando que, de forma indirecta, o acto representa uma chamada de atenção  para que a sociedade dê à imprensa o valor que merece.

Conco Turè lamentou o facto de a  situação da comunicação social estar a ser agradecido pelas causas menos agradáveis, que representa  a resolução de conflitos sobre  posse de terra.

Disse que o Governo está empenhado na resolução das dificuldades com que se deparam os órgãos de comunicação social, tanto público como privados, com apoio dos parceiros.

Por sua vez, o secretário de Estado da Ordem Pública, Mário Fambé louvou os esforços levados a cabo pelo seu homólogo da Comunicação Social, em prol de melhoria das condições de trabalho nos órgãos públicos principalmente na Radio Difusão Nacional e Televisão da Guiné-Bissau.

Aquele responsável disse que o país tem que funcionar com base no respeito a ordem e tranquilidade, de forma a se poder  salvaguardar uma paz duradoira, acrescentando que atingir esse desideratonão é uma tarefa fácil.

“Construir a paz é uma tarefa difícil e cara e exige de todos uma determinação para alcançá-la”, referiu Mário Fambé.

O donativo do Ministro da Administração Territorial aos órgãos de comunicação social publicos e privados é constituído de caixas de lixivia, gel de lavagens e desenfecção de mãos, máscaras, sabão/barra, e sabão líquido multiuso, criolina e um gravador de reporgem digital para cada órgão.

O ministro da Administração Territorial e Poder Local foi acompanhado nessa visita aos órgãos de comunicação social público e privado pelos Secretários de Estado da Ordem Pública e da Comunicação Social, respectivamente Mário Fambé e Conco Turé.

Dans la même catégorie