AIP La ministre Belmonde Dogo réaffirme l’engagement du gouvernement dans le relogement des déguerpis de Gesco MAP Afrique du Sud : Jacob Zuma indemne après un accident de voiture (parti) MAP L’Afrique du Sud, un point chaud de la pollution atmosphérique dans le monde (Greenpeace) AIB Gestion des refugiés : le Mali, le Burkina et le HCR signent un accord tripartite révisé AIB Burkina : Le Premier ministre s’engage pour la restauration du parc Bangr Wéogo AIB Burkina : Plus de 10 milliards de FCFA engagés en 2024 pour booster la production locale de la volaille et du poisson APS SENEGAL-CULTURE-FINANCEMENT / Lancement officiel des activités du Fonds de développement des cultures urbaines et des industries créatives AGP Dialogue national : le président Oligui Nguema échange avec les membres du bureau AGP Gabon : Bientôt un recensement des biens de l’Etat AGP Coopération Gabon-France : un forum économique en perspective

PR chefia delegação à Luanda para participar nas exéquias de José Eduardo dos Santos


  26 Août      43        Diplomatie (1768),

 

Cidade da Praia, 26 Ago (Inforpress) – O Presidente da República, José Maria Neves, chefia uma delegação que viaja hoje para Luanda, Angola, a fim de participar nas exéquias do antigo chefe de Estado angolano José Eduardo dos Santos.

Da delegação presidencial fazem parte ainda a ministra da Justiça, Joana Rosa, e alguns deputados da Nação.

O grupo parlamentar do Movimento para a Democracia (MpD-poder) faz-se representar na pessoa do seu líder, João Gomes, que se encontra em Luanda, onde integrou o grupo de observadores às recentes eleições gerais em Angola ganhas pelo Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA).

O presidente do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV-oposição), Rui Semedo, também deputado, vai representar a bancada parlamentar do partido da estrela negra.

Silvino da Luz vai também a Angola tomar parte na cerimónia em representação da Associação dos Combatentes da Liberdade da Pátria (ACOLP).

Para o chefe de Estado cabo-verdiano, José Eduardo dos Santos esteve presente nos “momentos decisivos” do arquipélago, além de ter sido um “grande amigo” dos cabo-verdianos em Angola.

“Aqui nutre-se o respeito, amizade por Angola e por José Eduardo dos Santos, mas é preciso também prestar homenagem ao antigo Presidente angolano e lembrar-se do grande trabalho que desenvolveu em Angola”, apontou, José Maria Neves, em declarações à imprensa, no dia em que se deslocou à representação diplomática angolana para assinar o livro de condolências.

Lembrou que durante a presidência do falecido, houve guerra ao longo de vários anos e que José Eduardo dos Santos contribuiu para a pacificação do país.

Neves destacou, por outro lado, o esforço de reconciliação nacional encetado pelo falecido estadista, assim como a busca da paz pela via da negociação e, também, o “enorme contributo” que deu para a resolução do problema do apartheid, a independência da Namíbia e toda a geopolítica na Africa Central e Austral, que mudou completamente a favor do continente africano.

“Temos de prestar homenagem ao amigo de Cabo Verde e prestar homenagem à liderança africana que, com muita inteligência, elevado nível e muita elegância, soube conduzir os destinos de Angola, garantindo a integridade território de Angola e a união do povo angolano”, sublinhou, vincando que José Eduardo dos Santos deu um “enorme contributo” para a afirmação e desenvolvimento da África Central e da África Austral.

Os restos mortais do antigo Presidente angolano chegaram a Luanda, Angola, no passado dia 20, depois de uma longa batalha jurídica entre a família do falecido.

José Eduardo dos Santos, vítima de doença prolongada, morreu no dia 08 de Julho, numa clínica privada em Barcelona, Espanha.

O seu corpo foi entregue, por decisão de um tribunal espanhol, à viúva Ana Paula dos Santos, mãe de três dos oito filhos do antigo Presidente, contra a vontade dos outros cinco filhos, que não foram avisados da trasladação.

Isabel dos Santos, a braços com a justiça em Angola e outros países devido a acusações de corrupção, e Tchizé, antiga deputada do MPLA, partido do pai, no poder desde 1975, vivem há vários anos no exterior e dizem ser vítimas de perseguição pelas autoridades angolanas.

Dans la même catégorie