AGP Dialogue national : le président Oligui Nguema échange avec les membres du bureau AGP Gabon : Bientôt un recensement des biens de l’Etat AGP Coopération Gabon-France : un forum économique en perspective APS SENEGAL-PRESIDENTIELLE / Bassirou Diomaye Faye reçu en audience par Macky Sall MAP Afrique du Sud: Zuma exclu des prochaines élections (Commission électorale) MAP La CAF annonce les dates des finales de la Ligue des Champions et de la Coupe de la Confédération MAP Afrique du Sud: 45 morts dans un accident d’autocar au Limpopo APS SENEGAL-ITALIE-TRANSPORTS / ITA Airways va inaugurer en juillet une ligne Rome-Dakar APS SENEGAL-ENVIRONNEMENT / Bonne amélioration des taux d’accès à l’eau et à l’assainissement (expert) ANP Signature de convention entre le Niger et la Société WAPCO Niger pour un programme de formation de talents à Southwest Petroleum University de Chine

PR destaca papel da diplomacia angolana no fim dos conflitos


  12 Novembre      56        Politique (25166),

 

Luanda,12 de Novembro (ANGOP) – O Presidente da República, João Lourenço, destacou, esta quinta-feira,12, o papel desempenhado pela diplomacia angolana nos últimos 45 anos, com realce para o conflito que opunha os povos da região austral do continente africano ao regime de apartheid que dominava a África do Sul.

O Chefe de Estado angolano falava à imprensa após inaugurar a Academia Diplomática « Venâncio de Moura », com capacidade para formar, anualmente, mil 800 discentes em diplomacia e relações internacionais.

« Os Estados dão uma grande importância à diplomacia, porque é a diplomacia que acaba por estabelecer as boas relações de amizade e cooperação com outros países. É a diplomacia que previne as guerras e, no caso de haver guerras, é a diplomacia que acaba com elas », salientou.

João Lourenço disse que a diplomacia angolana somou sucessos ao longo dos 45 anos de independência do país, perspectivando que, com a inauguração da Academia Diplomática, o trabalho futuro melhorará, com quadros melhor formados no país.

O Presidente João Lourenço congratulou-se com a diplomacia angolana e com todos os cidadãos ligados a ela, pelos resultados alcançados ao longo dos 45 anos de independência do país.

Em relação à renovação dos quadros diplomáticos, disse ser algo que vai acontecendo ao longo dos anos, enfatizando que “quer em termos de geração, quer em termos de outros critérios, é um processo que deve ser considerado como de necessidade permanente”.

« Quanto à diplomacia, no geral, estamos muito bem, mas em termos da diplomacia económica ainda temos um caminho longo a percorrer, porém acredito que também vamos ter sucesso », vaticinou, salientando que, desde 2017, o Governo angolano tem prestado uma atenção particular nesse domínio.

Lembrou que o Chefe de Estado é o primeiro diplomata de qualquer país, razão pela qual assumiu “a responsabilidade de procurar dar um outro impulso à diplomacia económica ».

A inauguração da Academia Diplomática « Venâncio de Moura » acontece no dia dedicado ao diplomata e enquadra-se nas comemorações do 45° aniversário da Independência Nacional, assinalado quarta-feira (11).

Dans la même catégorie