MAP Stokvis Nord Afrique : Un résultat net négatif de 128,2 MDH en 2023 APS SENEGAL-MEDIAS-ECONOMIE / Le chef de l’Etat a décidé d’éponger la dette fiscale des entreprises de presse (CDEPS) APS SENEGAL-PRESIDENTIELLE-CAMPAGNE / Bassirou Diomaye Faye promet un fonds de soutien à l’artisanat d’un montant de 5 milliards de francs CFA APS SÉNÉGAL-CAMPAGNE-PRESIDENTIELLE / Tambacounda: Aliou Mamadou Dia veut rendre les femmes économiquement autonomes APS SENEGAL-PECHE / Saint-Louis : du matériel de transformation de produits halieutiques remis à des groupements de femmes MAP Jeux africains d’Accra (taekwondo): Omayma Boumh offre une nouvelle médaille d’or au Maroc MAP La Namibie et la SADC renforcent leur coopération en matière de gestion coordonnée des frontières MAP Zimbabwe: baisse drastique de la production céréalière à cause d’El Nino (ministère) APS SENEGAL-EDUCATION-PRESIDENTIELLE / Les candidats invités à signer une charte pour ‘’une école de la réussite’’ APS SENEGAL-PRESIDENTIELLE-CAMPAGNE / Habib Sy relève l’“erreur“ du gouvernement de booster Diamniadio plutôt que Thiès

PR exorta à união para construção da Angola próspera


  29 Septembre      50        Politique (25022),

 

Luanda,29 de Setembro (ANGOP) – O Presidente da República, João Lourenço, exortou, nesta terça-feira,29, à união para a construção do país próspero que os angolanos almejam e apontou a produção interna como saída para suplantar as dificuldades que Angola enfrenta.

Ao falar no acto de tomada de posse dos membros do Conselho Económico e Social, o Titular do Poder Executivo precisou que as actuais dificuldades são derivadas do baixo preço do petróleo (principal produto de exportação do país) no mercado internacional e da progressão da Covid-19.

Segundo o Chefe de Estado, trata-se de uma aposta que deve contar com o investimento privado nacional e estrangeiro na agricultura, nas pescas, na indústria, no turismo, na imobiliária e outros ramos da economia nacional.

O Presidente João Lourenço entende que juntos se possa encontrar “as melhores saídas desta situação difícil em que nos encontramos, mas que será ultrapassada se trabalharmos unidos e com optimismo e esperança em dias melhores”.

A tempestade passará, prosseguiu o Presidente, mas a bonança só vem com o trabalho organizado e abnegado dos melhores filhos da pátria, daqueles que procuram fazer bem o que sabem fazer, colocando esse saber em prol do desenvolvimento económico e social do país.

O Estadista referiu que a situação de Angola é transversal a praticamente todos outros países, industrializados e não industrializados, mais ou menos desenvolvidos, produtores e não produtores de petróleo.

Recordou que todas as economias do mundo foram seriamente afectadas pela baixa dos preços do petróleo bruto e mais recentemente, desde o início do corrente ano de 2020, pelo surgimento e alastramento à escala planetária da pandemia do Covid-19.

Na sua intervenção, João Lourenço afirmou que nos três anos de acção governativa procurou sempre trabalhar com a sociedade civil organizada, com as ONG’s, as igrejas, as associações profissionais e empresariais, que têm ajudado a encontrar os melhores caminhos na solução dos problemas económicos e sociais que o país enfrenta.

De acordo com o Chefe de Estado, a criação do Conselho Económico e Social é consequência da experiência positiva no trabalho que o Grupo Técnico Empresarial vem desenvolvendo com o Executivo para o melhor enquadramento do sector empresarial privado na economia.

O Conselho Económico e Social é um órgão de reflexão de questões macroeconómicas, empresariais e sociais, que está à disposição do Titular do Poder Executivo para efeitos de consulta em matérias do interesse do Governo.

É autônomo e não integra a administração pública. Dele fazem parte 45 membros, escolhidos entre especialistas reconhecidos nas áreas das ciências económicas e sociais, empresários e gestores com experiência notável ao nível nacional e internacional, cumprindo um mandato de dois anos.

Dans la même catégorie