GNA Akufo-Addo advises party members against voting ‘skirt and blouse’ GNA Huawei Seeds for the Future has given us a new ICT Perspective – Beneficiaries GNA Develop right ethical standards, behaviours for organisational growth-Andani APS QUARANTE-TROIS PERSONNES ARRÊTÉES POUR AVOIR SÉQUESTRÉ 353 PERSONNES APS VERS LA CONSTRUCTION ET LA RÉHABILITATION DE 17 INFRASTRUCTURES SPORTIVES APS TAMBACOUNDA : LES DOUANES SAISISSENT PRÈS D’UNE TONNE ET DEMI DE CHANVRE INDIEN APS UN SPÉCIALISTE DE LA COMMUNICATION RAPPELLE L’IMPORTANCE DE L’ÉDUCATION AUX MÉDIAS GNA Fire: GCB Bank closes down Kantamanto branch GNA EU expects credible and peaceful elections – Ambassador Acconcia GNA Mahama celebrates his 62 birthday with the children of Tamale

PR felicita cineasta Guenny Pires pelo prémio de melhor narrativa no Festival de Roxbury


  9 Novembre      13        Politique (13109),

   

Mindelo,09 Nov (Inforpress) – O Presidente da República felicitou o cineasta cabo-verdiano Guenny Pires por vencer o prémio de Melhor Curta-metragem Narrativa na 22° edição do Festival Internacional de Cinema de Roxbury 2020, com o curta “The Volcano’s Last Wish“.
The Volcano’s Last Wish (O Último Desejo do Vulcão”) é o primeiro filme cabo-verdiano a ganhar a melhor curta-metragem neste festival americano, segundo a produtora Txan Film.
“Gostaria de lhe endereçar as minhas vivas felicitações, bem assim à sua equipa, pela prestigiante distinção conseguida no Festival Internacional de Roxbury, uma produção cinematográfica cujo resultado engrandece a nação cabo-verdiana e o seu povo”, lê-se no comunicado de Jorge Carlos Fonseca.
O chefe de Estado disse esperar que “ este feito continue a inspirar” o trabalho de Guenny Pires e da produtora e “todos os profissionais do audiovisual, em Cabo Verde e na diáspora”.
Isto, sublinhou, tendo a “rica cultura e estórias de vidas como referência maior que define os cabo-verdianos e os singulariza no mundo”.
“Felicitando-o, ainda, pelo seu empenho na divulgação da cultura e tradição cabo-verdianas no mundo, apresento-lhe, a si e à sua equipa, os meus votos de continuados sucessos profissionais e pessoais”, acrescentou Jorge Carlos Fonseca no comunicado.
Segundo a produtora Txan Film, esta curta narrativa “revela uma história baseada em fatos reais, centrada no relacionamento entre membros da família e seu legado. Uma história sobre uma pequena ilha da África Ocidental localizada na base da cratera de um vulcão ativo ‘Pico do Fogo’, evidenciando visualmente a vida, a cultura, a história e o legado do povo de Chã das Caldeiras.
The Volcano’s Last Wish , que também venceu o prémio de finalista de melhor curta narrativa no 11° Vale do Silício Africano Festival de Cinema 2020, está entre os 15 filmes nomeados para melhor curta-metragem narrativa na 14° edição anual do Festival de Cinema de Movimento, que tem lugar em Londres, Reino Unido.
Esta é a segunda vez que Guenny Pires venceu um prémio de melhor filme. Em 2010 ganhou o prémio de melhor documentário na 13° edição anual Roxbury International Festival de Cinema com o documentário “Contract” (Contratados) que aborda a história dos antigos trabalha­dores cabo-verdianos que, durante o colonialismo, foram contratados para as planta­ções de cacau e café nas ilhas de São Tomé e Príncipe.

Dans la même catégorie