Inforpress Praia: Adolescente desaparecido e familiares acusam autoridades de falta de colaboração na busca GNA Ronidany set to create biggest residential hub in Ghana GNA MTN launches 2021 MoMo Month, calls for utilisation of payment platforms GNA Collins Dauda, four others granted bail in $200 Saglemi Housing Project Scandal GNA Court remands man over robbery ABP Société / Des agriculteurs de Banikoara sommés de respecter les couloirs de passage des animaux du corridor Banikoara-Kandi ABP Religion / Le nonce apostolique visite les handicapés du centre diocésain Béthesda de Lokossa ABP Gouvernance / Renforcement des capacités des agents des collectivités locales de Malanville sur la déontologie administrative ABP Coopération / La Chine offre un important lot de matériels et d’équipements de bureau à l’Assemblée nationale du Bénin ABP Social / Les promoteurs des centres d’accueil sensibilisés sur l’importance de l’ordonnance de placement et de retrait de l’enfant en milieu institutionnel

PR felicita cineasta Guenny Pires pelo prémio de melhor narrativa no Festival de Roxbury


  9 Novembre      25        Politique (18029),

   

Mindelo,09 Nov (Inforpress) – O Presidente da República felicitou o cineasta cabo-verdiano Guenny Pires por vencer o prémio de Melhor Curta-metragem Narrativa na 22° edição do Festival Internacional de Cinema de Roxbury 2020, com o curta “The Volcano’s Last Wish“.
The Volcano’s Last Wish (O Último Desejo do Vulcão”) é o primeiro filme cabo-verdiano a ganhar a melhor curta-metragem neste festival americano, segundo a produtora Txan Film.
“Gostaria de lhe endereçar as minhas vivas felicitações, bem assim à sua equipa, pela prestigiante distinção conseguida no Festival Internacional de Roxbury, uma produção cinematográfica cujo resultado engrandece a nação cabo-verdiana e o seu povo”, lê-se no comunicado de Jorge Carlos Fonseca.
O chefe de Estado disse esperar que “ este feito continue a inspirar” o trabalho de Guenny Pires e da produtora e “todos os profissionais do audiovisual, em Cabo Verde e na diáspora”.
Isto, sublinhou, tendo a “rica cultura e estórias de vidas como referência maior que define os cabo-verdianos e os singulariza no mundo”.
“Felicitando-o, ainda, pelo seu empenho na divulgação da cultura e tradição cabo-verdianas no mundo, apresento-lhe, a si e à sua equipa, os meus votos de continuados sucessos profissionais e pessoais”, acrescentou Jorge Carlos Fonseca no comunicado.
Segundo a produtora Txan Film, esta curta narrativa “revela uma história baseada em fatos reais, centrada no relacionamento entre membros da família e seu legado. Uma história sobre uma pequena ilha da África Ocidental localizada na base da cratera de um vulcão ativo ‘Pico do Fogo’, evidenciando visualmente a vida, a cultura, a história e o legado do povo de Chã das Caldeiras.
The Volcano’s Last Wish , que também venceu o prémio de finalista de melhor curta narrativa no 11° Vale do Silício Africano Festival de Cinema 2020, está entre os 15 filmes nomeados para melhor curta-metragem narrativa na 14° edição anual do Festival de Cinema de Movimento, que tem lugar em Londres, Reino Unido.
Esta é a segunda vez que Guenny Pires venceu um prémio de melhor filme. Em 2010 ganhou o prémio de melhor documentário na 13° edição anual Roxbury International Festival de Cinema com o documentário “Contract” (Contratados) que aborda a história dos antigos trabalha­dores cabo-verdianos que, durante o colonialismo, foram contratados para as planta­ções de cacau e café nas ilhas de São Tomé e Príncipe.

Dans la même catégorie