AGP Dialogue national : le président Oligui Nguema échange avec les membres du bureau AGP Gabon : Bientôt un recensement des biens de l’Etat AGP Coopération Gabon-France : un forum économique en perspective APS SENEGAL-PRESIDENTIELLE / Bassirou Diomaye Faye reçu en audience par Macky Sall MAP Afrique du Sud: Zuma exclu des prochaines élections (Commission électorale) MAP La CAF annonce les dates des finales de la Ligue des Champions et de la Coupe de la Confédération MAP Afrique du Sud: 45 morts dans un accident d’autocar au Limpopo APS SENEGAL-ITALIE-TRANSPORTS / ITA Airways va inaugurer en juillet une ligne Rome-Dakar APS SENEGAL-ENVIRONNEMENT / Bonne amélioration des taux d’accès à l’eau et à l’assainissement (expert) ANP Signature de convention entre le Niger et la Société WAPCO Niger pour un programme de formation de talents à Southwest Petroleum University de Chine

PR manifesta satisfação face ao processo “acelerado” de modernização da ASA (c/áudio)


  1 Février      49        Economie (20813), Securité (2979), transport (598),

 

Espargos, 01 Fev (Inforpress) – O Presidente da República, José Maria Neves, manifestou-se satisfeito com o processo “acelerado” de modernização da Empresa Nacional de Segurança Aérea (ASA), com perspectiva de privatização dos aeroportos, bem como a sua transformação numa empresa de navegação aérea.
José Maria Neves fez esta apreciação em declarações à imprensa, depois de um encontro, esta terça-feira, com o conselho de administração, e ter visitado os diversos departamentos da empresa, desde o Centro de Controlo de Tráfego Aéreo, área de check-in, serviços de fronteira, e de handling.
“Com a transformação da ASA numa empresa de navegação aérea, as coisas vão acelerar-se, e espero que seja auspiciosa para Cabo Verde e que o futuro nos permite ter melhores resultados e uma maior contribuição das duas empresas para o crescimento da economia e para a transformação socioeconómica do País”, almejou.
Ciente que todos os processos de mudança têm “enormes desafios”, José Maria Neves apreende que há condições para que as duas empresas, isto é, a “nova” ASA e a VINCI Airports, “rapidamente” possam enfrentá-los, crescer, para o desenvolvimento global do País.
Instado a comparar a ASA no tempo da sua governação, enquanto primeiro-ministro, e agora, José Maria Neves disse que não gosta de fazer comparações, que o importante é que Cabo Verde está numa rota de crescimento.
“O processo de crescimento é um processo de aquisição sucessiva, vamos sucessivamente adquirindo novos ganhos, e o que é importante é essa rota ascendente de crescimento, de melhoria da competitividade das nossas empresas, da produtividade, do desempenho global das nossas empresas, e aqui percebe-se essa melhoria em todos os serviços”, frisou.
“Essa rota ascendente de crescimento que é importante, sobretudo ver, também o desempenho dessas empresas após a pandemia… um esforço enorme de um lado de modernização, de outro lado, a manutenção dos postos de trabalho e de garantia da qualidade dos serviços no pós-pandemia”, comentou.
Segundo José Maria Neves, deve-se estar sempre satisfeito com as boas notícias, com as coisas boas que acontecem no nosso País.
“Sermos positivos, termos ambição e podermos trabalhar para acelerar o passo de desenvolvimento global do País. O que se percebe aqui é que há ambição, melhoria da produtividade, e há sobretudo o empenhamento na modernização e melhoria da qualidade os serviços”, enfatizou o chefe da Nação cabo-verdiana.
José Maria Neves encontra-se no Sal para uma visita de quatro dias, para se inteirar da realidade socioeconómica da ilha, “fortemente” fustigada pelos impactos da pandemia da covid-19.
Iniciou a sua agenda de trabalhos na manhã de hoje com uma visita de cortesia ao presidente da câmara municipal, Júlio Lopes, seguindo depois para a empresa Águas de Ponta Preta, e ao Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica (INMG).
Nesta deslocação, onde pretende contactos directos com a população, com as autoridades e os dinamizadores dos diversos sectores de actividade, o Presidente das República dará “forte atenção” ao sector social, com foco no emprego, habitação e família, assim como no combate à Violência Baseada no Gênero e à violação sexual de menores, com visitas a várias comunidades e a instituições relacionadas.
A agenda contempla ainda o sector do Turismo, com visitas a alguns empreendimentos e encontros com instituições e organismos ligados ao sector, também deslocação à 2ª Região Militar.

Dans la même catégorie