MAP Le Botswana participe aux Relais mondiaux d’athlétisme prévus les 4 et 5 mai aux Bahamas MAP Le Haut-Commissaire de l’ONU aux droits de l’Homme appelle à mettre fin au conflit au Soudan MAP Réchauffement climatique: la Zambie interdit la production de charbon de bois dans certains districts AIP CAF 2024: Le commissaire général Franck Kié favorable à une sécurisation de l’espace numérique africain face aux cyber attaques AIP REVUE DE PRESSE: La présidentielle 2025 et divers autres sujets à la Une des journaux AIP La Côte d’Ivoire et l’UE font le bilan de l’accord de partenariat dans le domaine de la pêche 2018-2024 AIP La FAO forme des acteurs de la pêche sur la valorisation des sachets plastiques APS SENEGAL-MAROC-SPORTS-CULTURE / Rabat hôte d’une rencontre amicale de breaking, mercredi APS SENEGAL-MEDIAS / D’anciens travailleurs de l’APS mettent sur pied une association APS SENEGAL-FRANCE-PATRIMOINE / Des instructions du chef de l’Etat pour arrêter la vente aux enchères de la bibliothèques de Léopold Sédar Senghor (ambassadeur)

Praia: Antigo futebolista Tunny’s vai abrir escola de iniciação direccionada para guarda-redes


  4 Août      61        Sport (12672),

 

Cidade da Praia, 04 Ago (Inforpress) – O antigo futebolista Remígio Baessa, conhecido no mundo futebolístico por “Tunny’s”, vai abrir uma escola de iniciação, na Cidade da Praia, direccionada para guarda-redes, denominada “Tunny’s for Goalkeeper”.
Em declarações à Inforpress, o antigo guarda-redes, que na última época trabalhou na equipa dos Travadores, informou que esta ideia surgiu em 2019 durante os primeiros meses de pandemia da covid-19.
“Os períodos de confinamento nos dão tempo para pensar, e foi justamente durante esse tempo que surgiu essa ideia que foi se amadurecendo e hoje estou prestes a torná-la realidade”, explicou.
Tunny’s acrescentou ainda que desde essa escola de iniciação surge também para colmatar uma lacuna que existe na ilha de Santiago na vertente de formação de guarda-redes.
“É necessário que haja uma formação específica para os guarda-redes e, se formos reparar, os jogadores cabo-verdiano dessa posição não têm saído muito para o estrangeiro por não terem nada de base”, frisou Tunny’s, defendendo a necessidade de um trabalho específico.
“Nas escolas de futebol, os miúdos vão à baliza por acaso e acabam por se tornarem guarda-redes”, apontou.
Por isso, esclareceu que a criação da Escola de Iniciação de Futebol Tunny’s for Goalkeeper é no sentido de moldar e fazer um guarda-redes de raiz, “dotando-o, desde cedo, de todas as técnicas, nomeadamente, posicionamento entre postes, modo de cair e levantar, a análise do jogo, entre outras técnicas.
“Assim, vão estar mecanizados, com a postura e mentalidade de um guarda-redes, porque, diferente de um jogador de campo, podemos fazer, com muito trabalho e sacrifício, um guarda-redes”, defendeu Remígio Baessa.
Tunny’s informou ainda que no momento está no processo de legalização da escola e contactos com algumas entidades desportivas para dar a conhecer este projecto, que segundo ele, vai servir para o desenvolvimento do futebol.
Enquanto futebolista em Santiago Sul, Tunny’s se destacou nas equipas do Sporting, Boavista, Bairro e Travadores, tendo uma curta passagem pela ilha do Sal, onde representou a formação da Santa Maria.
Foi treinador de guarda-redes da selecção de Santiago no Inter-ilhas conquistado em 2019 na ilha de São Nicolau.

Dans la même catégorie