AGP Guinée : Le Syli Espoir jouera son match de barrage qualificatif aux JO Paris 2024 le 09 Mai AGP France : La Guinée construit un immeuble R+6 pour sa représentation diplomatique à Paris MAP Deux civils tués par des hommes armés dans l’Extrême-Nord du Cameroun AGP Guinée : Les nouveaux ministres prêtent serment devant le chef de l’Etat MAP L’interaction entre l’Islam et les sociétés africaines en débat MAP Afrique du Sud: quatre morts dans une fusillade au KwaZulu-Natal MAP Niger: cinq terroristes neutralisés dans l’ouest du pays (armée) AIP Lancement de la première planification stratégique globale pour la conformité du travail à Abidjan AIP 51 greffiers s’engagent à accomplir leur mission avec professionnalisme AIP La ministre Belmonde Dogo réaffirme l’engagement du gouvernement dans le relogement des déguerpis de Gesco

Praia: BNCV realiza feira do livro especial de Natal e Ano Novo para promover a literatura infanto-juvenil


  29 Novembre      23        Culture (1466), Livres (384),

 

Cidade da Praia, 29Nov (Inforpress) – O Instituto da Biblioteca Nacional de Cabo Verde (BNCV) inaugurou esta segunda-feira, na Cidade da Praia, uma feira de livro especial de Natal e Ano Novo, para promover a literatura infanto-juvenil e o hábito de leitura.
A feira do livro, promovida pelo Ministério da Cultura, através da BNCV, está aberta até 30 de Dezembro na Biblioteca Nacional e apresenta livros de diferentes interesses e com preços muito acessíveis.
A curadora da Biblioteca Nacional, Matilde Santos, em declarações à imprensa, disse que a aposta nos livros infanto-juvenis porque é a fase que se reforça a importância do livro e da leitura.
“O objectivo é pô-las em contactos com os livros e demonstrar que podemos adquirir e desenvolver o nosso conhecimento, bem como a nossa capacidade crítica, a partir dos livros”, apontou a responsável.
Por isso, defendeu que é importante continuar a apostar numa dessas vias de promoção da leitura, “que é a Feira de Livro”, através da democratização do livro, “conforme a política do Governo”.
“É preciso incentivar a leitura através do contacto mais próximo com o livro (…) e durante a feira vamos ter a visita de várias escolas, para que as crianças tenham esse contacto com os livros e, a partir disso, estimular os pais a comprar”, explicou a curadora da BNCV.
Por sua vez, o ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Abraão Vicente, garantiu que a aposta na realização de feiras de livros está a ser “ganha” por estar a se conseguir esvaziar o acesso de livros e incentivar a leitura “que é o papel da Biblioteca Nacional”.
“Precisamos de ter nova pujança no Orçamento de Estado de 2023 para investir em mais publicações e em novos autores “, explicou Abraão Vicente, avançando que em 2023 vão ser relançados os prémios literários Orlanda Amarílis e Mário Fonseca.
Em relação à organização da feira do livro especial de Natal e Ano Novo, o governante disse que a BNCV está a contribuir para que a época festiva dos cabo-verdianos seja de qualidade para quem quer oferecer presentes de qualidade”.
“O livro continua a ultrapassar qualquer outro presente, porque é conhecimento, o que não tem um período temporal de validade, por isso queremos incentivar e lançar este apelo com esta feira do livro”, rematou o ministro.

Dans la même catégorie