AGP Dialogue national : le président Oligui Nguema échange avec les membres du bureau AGP Gabon : Bientôt un recensement des biens de l’Etat AGP Coopération Gabon-France : un forum économique en perspective APS SENEGAL-PRESIDENTIELLE / Bassirou Diomaye Faye reçu en audience par Macky Sall MAP Afrique du Sud: Zuma exclu des prochaines élections (Commission électorale) MAP La CAF annonce les dates des finales de la Ligue des Champions et de la Coupe de la Confédération MAP Afrique du Sud: 45 morts dans un accident d’autocar au Limpopo APS SENEGAL-ITALIE-TRANSPORTS / ITA Airways va inaugurer en juillet une ligne Rome-Dakar APS SENEGAL-ENVIRONNEMENT / Bonne amélioration des taux d’accès à l’eau et à l’assainissement (expert) ANP Signature de convention entre le Niger et la Société WAPCO Niger pour un programme de formation de talents à Southwest Petroleum University de Chine

Praia: Estádio da Várzea volta a recuperar este sábado o nome Luís da Silva Bastos


  6 Août      27        Société (44866),

 

Cidade da Praia – O Estádio da Várzea, na Cidade da Praia, vai retomar o nome do antigo futebolista Luís da Silva Bastos, confirmou hoje o presidente da Câmara Municipal da Praia, Óscar Santos.
A reposição do nome, segundo o edil praiense, vai acontecer este sábado, 08, durante a inauguração das obras de requalificação do Estádio Várzea.
“O mais importante é a reposição de nome para Luís Bastos, que é considerado o maior futebolista cabo-verdiano de todos os tempos.
Aliás, há pessoas que defendem que só existem três melhores do mundo, Eusébio, Maradona e Luís Bastos”, observou.
Luís Bastos, considerado por muitos como o maior futebolista de sempre no país e que chegou a treinar no Sport Lisboa e Benfica, viu o Estádio da Várzea ser baptizado oficialmente com o seu nome em 1995, na gestão do então autarca Jacinto Santos.
O seu nome, que se afigurava numa placa à entrada do Estádio da Várzea foi, entretanto, retirado depois de algum tempo, por ter cumprido uma pena de prisão na cadeia central de São Martinho.
Luís Bastos faleceu em 2016, aos 75 anos, vítima de doença prolongada e deixou a sua marca ao apontar mais de 300 golos na sua carreira, tendo representado no país as equipas da Académica, Boavista, Sporting, Travadores e Vitória, todas da Cidade da Praia.
Teve ainda uma passagem pelo Benfica para treinos, em 1966, mas não chegou a jogar pela equipa de Lisboa, tendo regressado a Cabo Verde no mesmo ano, alegando dificuldades de adaptação ao país europeu e ao profissionalismo.
Nessa altura, no clube da Luz, treinado pelo húngaro Bela Guttmam, destacavam-se jogadores como Eusébio e Mário Coluna.
Luís Bastos deixou de jogar futebol aos 40 anos, no início dos anos 1980, e como treinador orientou equipas como o Desportivo de Santa Cruz, Nô Pintcha da Brava e Boavista da Praia.

Dans la même catégorie