ANP Niger : Le HCDH fait don de 300 ouvrages aux Etudiants del’ESSCOM MAP Sénégal: le nouveau président élu va prêter serment mardi ATOP Violences basées sur le genre : les maires et les partenaires s’impliquent dans la lutte ATOP LES ACTEURS PLANCHENT SUR LES MESURES ET DISPOSITIONS PRATIQUES DE PREVENTION ATOP des jeunes de Bafilo sensibilisés au patriotisme et à la culture de la paix ATOP Gestion des contentieux des élections régionales : la cour suprême forme les acteurs impliques AIP L’ANADER s’engage pour la pérennisation des cantines scolaires AIP Un syndicat de professeurs du secondaire plaide pour l’obtention de primes et des indemnités ANP Fonds de Solidarité pour la Sauvegarde de la Patrie : Le Comité de gestion reçoit plus de 11.500.000 CFA de contributions AIP Un expert exhorte le gouvernement à investir davantage dans la fintech

Praia: Estudo de cateterização de resíduos aponta para aumento considerável de lixos sanitários


  15 Juin      58        Environnement/Eaux/Forêts (6390),

 

Praia: Estudo de cateterização de resíduos aponta para aumento considerável de lixos sanitários
Cidade da Praia, 15 Jun (Inforpress) – Dados parciais do estudo de caracterização de resíduos no concelho da Praia, apresentados hoje num workshop sobre reciclagem e organização de sector de resíduos, apontam para um aumento “considerável” de lixos sanitários.
De acordo com a directora do saneamento da Câmara Municipal da Praia, Neusa Brito, o estudo, realizado com base numa amostragem de Março, demonstrou um “aumento significativo” das fraldas de adultos quando comparado com a última caracterização realizada em 2015.
“Em 2015 o nosso mercado ainda não tinha tanta disponibilidade deste produto. Isso dá indicação que os nossos idosos agora estão a ter um tratamento mais humanizado, e que o cuidado com os idosos aumentou”, disse, indicando que esse facto trás novos desafios ao sector dos resíduos na capital do país.
Outro dado importante, segundo Neusa Brito, tem a ver com o aumento da fracção “plástico fino” usado nos supermercados.
“Quando fomos ver, notamos que a nossa maior produtora de saco de plásticos praticamente triplicou a sua produção nos últimos cinco anos”, disse a responsável, indicando que esse estudo está em consonância com o desenvolvimento económico do país.
Neusa Brito adiantou que esses dados são importantes uma vez que vão permitir à autarquia praiense fazer um planeamento e saber que destino dar aos resíduos.
Para já indicou que uma forte aposta vai ser feita na reciclagem e neste sentido destacou a colaboração da empresa Caboplast que tem já um sistema de reciclagem.
“Nós estamos a trabalhar muito de perto com eles para uma eventual recolha selectiva e encaminhamento para a reciclagem e reintrodução no ciclo produtivo”, explicou.
O estudo foi apresentado durante um workshop sobre “reciclagem e organização do sector de resíduos”, realizado no âmbito da iniciativa Waste Wise Cities Challenge’, um programa da ONU Habitat, que tem por objectivo apoiar as cidades a nível global para melhorar a gestão de resíduos sólidos e que se encontra focado em quatro áreas de acção.
Dados e monitoramento de resíduos, partilha de conhecimentos de boas práticas, advocacia e educação e projectos de mobilização e recursos para projectos transformativos que visem valorizar e aproveitar os resíduos são essas áreas.
No quadro desse programa, a Câmara Municipal da Praia assinou um protocolo com a Câmara de São Paulo, Brasil, no sentido de promover as trocas de experiências, formação e boas práticas, estando a participar nesse workshop na cidade da Praia uma equipa da Câmara de São Paulo, encabeçada pelo director de Saneamento, Bruno Gabriel.

Dans la même catégorie