Inforpress Santo Antão: Júlio Ascensão Silva alerta para a gravidade da situação da perda do poder de compra em Cabo Verde Inforpress Presidência da República promove terceira conferência da Década do Oceano na ilha do Sal Inforpress Preços dos produtos importados aumentaram 1,8% em Março Inforpress “Operação Menos Plástico” resulta na apreensão de grande quantidade de sacos plásticos importados ilegalmente Inforpress Fogo: Comité de Turismo Juvenil é uma forma dos jovens terem voz em matéria do turismo – responsável Inforpress Loco MusicCompany recebe autorização para emitir códigos internacionais de gravação padrão AIB La société minière Iamgold Essakane félicitée par le gouvernement pour son exemplarité AIP La CCI-CI plaide pour une facilitation des procédures d’obtention de visas entre la Côte d’Ivoire et le Vietnam AIP Football/Ligue 1 : L’ASEC en manque d’efficacité faute de joueur décisif en attaque AIP Beugré Mambé se félicite des fruits de la collaboration entre la Côte d’Ivoire et le Ghana dans le secteur du cacao

Praia: Governo quer atribuir ao Estádio Nacional o nome do antigo futebolista brasileiro “Pelé”


  4 Janvier      84        Sport (12691),

 

Cidade da Praia, 04 Jan (Inforpress) – O Governo de Cabo Verde pretende atribuir ao Estádio Nacional, na Cidade da Praia, o nome do “Rei Pelé”, para homenagear o antigo futebolista brasileiro, falecido no passado dia 29 de Dezembro, aos 82 anos.
“Cabo Verde e Brasil têm uma história e cultura que andam de mãos dadas, considerando que são dois países irmãos, ligados pela língua e por identidades muito similares”, justifica o Governo em comunicado de imprensa enviado à redacção da Inforpress.
“É intenção do Governo nomear o nosso Estádio Nacional, como ‘Estádio Pelé’, numa iniciativa ao qual vários países pelo mundo nos acompanhará”, acrescenta.
A mesma fonte considera que Pelé foi e será sempre uma referência no Brasil, “na nossa lusofonia e em todo resto do mundo, sendo um ídolo que liga várias gerações”.
“Com o desaparecimento físico de Edson Arantes do Nascimento, Rei Pelé, nascido cidadão brasileiro, ele que cedo se transformou numa figura planetária, ícone de massas, demonstrando que o Desporto tem o poder de unir o mundo”, conclui.
A lenda do futebol brasileiro e mundial ficou internado no hospital Albert Einstein, em São Paulo, em 29 de Novembro, quando se submeteu a uma reavaliação do tratamento ao cancro detectado em Setembro de 2021, e ao tratamento de uma infecção respiratória, agravada pela covid-19, com antibióticos.
Desde que foi operado ao cancro, Pelé passou por um ciclo de sessões de quimioterapia que o obrigou a ir várias vezes ao hospital para acompanhar a sua evolução.
A saúde de Pelé piorou nos últimos anos também por outras causas, como problemas na coluna, na anca e nos joelhos, que reduziram a sua mobilidade e o obrigaram a ser operado, além de ter sofrido uma crise renal, o que reduziu drasticamente as suas aparições públicas, embora tenha continuado activo nas redes sociais.
Pelé, o único futebolista três vezes campeão do mundo, em 1958, 1962 e 1970, assinou 77 golos nas 92 internacionalizações pela selecção brasileira, tendo vestido as camisolas de Santos e New York Cosmos.
Foi ainda ministro do Desporto no governo de Fernando Henrique Cardoso, entre 1995 e 1998.

Dans la même catégorie