AIP Législatives 2021 : la CEI appelle les candidats à un scrutin apaisé dans le N’zi AIP Le conseil régional dote l’hôpital général d’Agnibilékrou de matériel biomédical AIP Les populations exhortées à construire des logements décents AIP Législatives 2021: Le préfet de Bocanda invite les candidats à la culture de la fraternité et de la la paix pour des élections sans heurts AIP Le foncier, l’orpaillage et l’adduction d’eau potable, des préoccupations exposées au préfet de Bouaflé AIP Le nouveau préfet de Bouaflé confie sa mission aux chefs traditionnels Yowlè AIP Législatives 2021 : Des affiches des candidats déchirées à Bocanda AIP Législatives 2021: Les populations de Yocoboué appelées à voter massivement pour la liste PDCI-EDS AIP Vente groupée de noix de cajou à Abigui à 315 FCFA/Kg MAP Bulletin quotidien de l’écologie en Afrique

Praia: Grupo Bididó de Tem-Tem Rém promove carnaval online e dá prémios


  8 Février      11        Arts & Cultures (1485),

   

Cidade da Praia, 08 Fev (Inforpress) – O grupo de carnaval tradicional da Praia Bididó de Tem-Tem Rém pretende levar o Carnaval às casas das pessoas e, para isso, desafia os internautas a produzirem vídeos e fotos fantasiados de Bididó e concorrer a prémios.
A informação foi confirmada domingo à Inforpress pela fundadora do grupo, Hermem Freire, que este ano, conforme disse, por impossibilidade de brincar o Carnaval e de levar alegria e animação às zonas da cidade, devido à covid-19, decidiu realizar um carnaval virtual no dia 16.
“O nosso objectivo é levar a alegria do Carnaval, mas na casa das pessoas. Nós não estamos a incentivar as pessoas a saírem às ruas ou na vizinhança para brincar o Carnaval, só queremos incentivar a comunhão entre as famílias, onde poderão exprimir toda a folia do carnaval em casa”, explicou.
Com este evento, o grupo, criado em 2015, pretende promover a cultura de Bididó na capital do País.
Isto é, “resgatar esta tradição antiga” que era brincar o Carnaval semanas ou meses antes do dia do desfile oficial, “apenas com trajes de Bididó e não com todos os fantoches que é conhecido actualmente”, precisou.
No âmbito desta actividade, a organização está a promover um concurso em que as pessoas poderão fantasiar-se de Bididó ou outros trajes e depois enviar um vídeo ou uma fotografia para a página do grupo no Facebook ou no Instagram até o dia 15 de Fevereiro.
A animação e brincadeira de Bididó, informou, é aberta a todo território nacional e na diáspora e podem participar crianças, jovens e adultos e grupos mistos.
Em relação aos prémios, Hermem Freire explicou que ainda estão em negociação com os parceiros para ver o que vão atribuir, mas em caso de não conseguirem um financiamento vão recorrer ao orçamento do grupo.
“Com o orçamento do grupo queremos atribuir prémio para crianças no valor de cinco mil escudos e para adultos de oito mil escudos, mas ainda estamos a analisar”, disse, apelando às pessoas a participarem no concurso, pois isto é uma forma de levar a folia para dentro das suas casas.

Dans la même catégorie