Cidade da Praia, 08 Fev (Inforpress) – O grupo de carnaval tradicional da Praia Bididó de Tem-Tem Rém pretende levar o Carnaval às casas das pessoas e, para isso, desafia os internautas a produzirem vídeos e fotos fantasiados de Bididó e concorrer a prémios.
A informação foi confirmada domingo à Inforpress pela fundadora do grupo, Hermem Freire, que este ano, conforme disse, por impossibilidade de brincar o Carnaval e de levar alegria e animação às zonas da cidade, devido à covid-19, decidiu realizar um carnaval virtual no dia 16.
“O nosso objectivo é levar a alegria do Carnaval, mas na casa das pessoas. Nós não estamos a incentivar as pessoas a saírem às ruas ou na vizinhança para brincar o Carnaval, só queremos incentivar a comunhão entre as famílias, onde poderão exprimir toda a folia do carnaval em casa”, explicou.
Com este evento, o grupo, criado em 2015, pretende promover a cultura de Bididó na capital do País.
Isto é, “resgatar esta tradição antiga” que era brincar o Carnaval semanas ou meses antes do dia do desfile oficial, “apenas com trajes de Bididó e não com todos os fantoches que é conhecido actualmente”, precisou.
No âmbito desta actividade, a organização está a promover um concurso em que as pessoas poderão fantasiar-se de Bididó ou outros trajes e depois enviar um vídeo ou uma fotografia para a página do grupo no Facebook ou no Instagram até o dia 15 de Fevereiro.
A animação e brincadeira de Bididó, informou, é aberta a todo território nacional e na diáspora e podem participar crianças, jovens e adultos e grupos mistos.
Em relação aos prémios, Hermem Freire explicou que ainda estão em negociação com os parceiros para ver o que vão atribuir, mas em caso de não conseguirem um financiamento vão recorrer ao orçamento do grupo.
“Com o orçamento do grupo queremos atribuir prémio para crianças no valor de cinco mil escudos e para adultos de oito mil escudos, mas ainda estamos a analisar”, disse, apelando às pessoas a participarem no concurso, pois isto é uma forma de levar a folia para dentro das suas casas.