AIP Une plateforme digitale des créateurs africains lancée AIP Des acteurs privés de santé renforcent leurs capacités en technique pratique de gestion de trésorerie de leurs entreprises AIP L’Union européenne octroie des prêts pour accompagner les femmes entrepreneurs en Côte d’Ivoire (Ambassadrice) AIP Protection de l’environnement : l’Arabie Saoudite lance l’initiative verte à Abidjan AIP Les sages-femmes et institutrices unissent leurs efforts pour favoriser la scolarisation des jeunes filles AIP REVUE DE PRESSE : Des sujets liés à la politique nationale font la Une des journaux ce jeudi AIP Rupture collective œcuménique du jeûne: Nassénéba Touré prône la solidarité AIP Kandia Camara félicite l’Allemagne pour la dynamique de la coopération bilatérale AIB L’association CAMEG devient une société d’Etat pour consacrer la souveraine du Burkina dans le secteur du médicament AIB Veille citoyenne : Un Chargé de mission rend visite aux »wayiyans »

Praia: Grupo parlamentar do MpD toma pulso aos serviços de despacho de cargas da Alfândega e da Enapor


  16 Décembre      24        Politique (25157),

 

Cidade da Praia, 16 Dez (Inforpress) – O grupo parlamentar do MpD visitou os serviços da Enapor e da Alfândega da Praia para se inteirar dos “reais problemas e das propostas de soluções” nesta altura de crise económica e social causada pela pandemia.
Em declarações à imprensa, a membro do grupo parlamentar do Movimento para a Democracia (MpD, poder), Filomena Gonçalves, explicou que esta visita à Empresa Nacional de Administração dos Portos (Enapor) e à Alfândega da Praia serviu para se inteirarem, sobretudo nesta quadra festiva e também porque se está num ano atípico, de como tem decorrido os despachos, principalmente das pequenas encomendas, com a instalação de scanner.
A parlamentar falou ainda nos incentivos que foram dados aos operadores e que, por isso, quiseram também ver o impacto dos mesmos na importação.
“Também para ver em termos administrativos, de tramitação dos processos e de timing para o desembaraço das encomendas como é que está e quais são as perspectivas, sobretudo nesta quadra festiva”, continuou.
Filomena Gonçalves disse ainda que o grupo parlamentar recebeu informações segundo as quais, neste momento, pode existir “alguma reclamação” porque houve um barco que veio dos Estados Unidos e que esteve na ilha de São Vicente desde o dia 04 de Novembro e que só agora, no final do mês de Novembro, chegou à Praia.
“Normalmente, os barcos que vêm dos Estados Unidos trazem entre 2.000 a 3.000 mil volumes para serem despachados, sobretudo em pequenas encomendas, e isto faz com que haja uma maior demanda”, precisou.
Esta deputada ressaltou ainda que, não obstante o quadro que o País apresenta neste momento, os barcos continuaram a vir “com regularidade normal” da Europa.
“Quer dizer que isto acabou também por levar um pouco ao estrangulamento dos armazéns porque a alfândega esteve parada do mês de Maio a mês de Julho por causa da pandemia”, declarou a mesma fonte, o que fez com que, continuou, “muitas encomendas que não foram reclamadas” ficassem nos armazéns, e também porque a lei especial suspendeu a contagem dos prazos.
Uma situação que, segundo Filomena Gonçalves, tem causado “um outro embaraço”, mas, afirmou, está-se a dar “o máximo para resolver os problemas”.
“Neste momento, há um alargamento do horário, já estão a trabalhar até às 17:00. No sábado passado trabalharam até às 13:00”, finalizou.

Dans la même catégorie