AGP Dialogue national : le président Oligui Nguema échange avec les membres du bureau AGP Gabon : Bientôt un recensement des biens de l’Etat AGP Coopération Gabon-France : un forum économique en perspective APS SENEGAL-PRESIDENTIELLE / Bassirou Diomaye Faye reçu en audience par Macky Sall MAP Afrique du Sud: Zuma exclu des prochaines élections (Commission électorale) MAP La CAF annonce les dates des finales de la Ligue des Champions et de la Coupe de la Confédération MAP Afrique du Sud: 45 morts dans un accident d’autocar au Limpopo APS SENEGAL-ITALIE-TRANSPORTS / ITA Airways va inaugurer en juillet une ligne Rome-Dakar APS SENEGAL-ENVIRONNEMENT / Bonne amélioration des taux d’accès à l’eau et à l’assainissement (expert) ANP Signature de convention entre le Niger et la Société WAPCO Niger pour un programme de formation de talents à Southwest Petroleum University de Chine

Praia: População das zonas aeroportuárias ciente do perigo que aves e gados representam para operações aéreas – estudo


  3 Août      27        Société (44866),

 

Cidade da Praia, 03 Ago (Inforpress) – A população que habita nas zonas aeroportuárias da Cidade da Praia já demonstra algum conhecimento relativamente ao perigo que as aves e os gados representam para as operações aéreas.

Este é um dos resultados da primeira semana do inquérito do Instituto de Prevenção e Investigação de Acidentes Aeronáuticos e Marítimos (IPIAAM), que está a decorrer na Cidade da Praia desde 26 de Julho e com a duração de um mês.

Nesta primeira semana, segundo o IPIAAM foram inqueridas as populações dos bairros de São Tomé, Portete Baixo, Agostinho Alves, Jamaica e Água Funda, com aplicação de mais de 50 questionários a criadores de aves e de animais.

“Demonstraram conhecimento relativamente ao perigo que as aves representam junto às zonas aeroportuárias, têm sido muito receptivas e com interesse em colaborar, disponibilizando as informações de forma precisa”, precisa a mesma fonte numa nota enviada à Inforpress.

Por outro lado, avança a mesma fonte, que as pessoas desconhecem o código de postura municipal apesar dos trabalhos divulgados através da televisão e dos demais órgãos de comunicação social.

O inquérito é realizado em parceria com o programa “bird-safe”, criado para prevenir o risco da presença frequente de vida animal no entorno aeroportuário, evitando a ocorrência de colisões das aeronaves com pássaros (birdstrike).

O programa configura-se como uma das acções que deverá contribuir para a consciencialização da população e das instituições, a respeito da prevenção de incidentes e, por conseguinte, possibilitar a consolidação da segurança operacional.

Segundo dados da ASA (Aeroportos e Segurança Aérea), foram registadas, nos últimos anos (2016 a 2021), 76 colisões envolvendo aviões e pássaros no Aeroporto Internacional da Praia.

Por isso, através desta iniciativa se pretende desenvolver e implementar uma série de actividades, para a consciencialização da população e das instituições, a respeito da prevenção de incidentes, promover a mudança de comportamentos e, por conseguinte, possibilitar a consolidação da segurança operacional.

O IPIAAM, através desta acção conjunta, almeja alcançar resultados mais eficazes e de maior alcance, na mitigação do risco que a presença frequente de vida animal no entorno aeroportuário em prol de uma cultura de segurança no sector da aviação civil.

Dans la même catégorie